Maioria dos infectados por Covid em Friburgo tem mais de 60 anos

Embora as chances de contágio sejam as mesmas para todas as faixas etárias, risco de agravamento aumenta para os mais idosos
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Idoso caminha de máscara pela Av. Alberto Braune: grupo de risco (Foto: Henrique Pinheiro)
Idoso caminha de máscara pela Av. Alberto Braune: grupo de risco (Foto: Henrique Pinheiro)

Desde o início da pandemia as autoridades de saúde de todo o mundo instituíram como grupo de risco para a Covid-19 as pessoas acima dos 60 anos de idade e os portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e asma, já que estão mais suscetíveis a complicações em decorrência do coronavírus. As medidas de restrição para o funcionamento de diversos setores e de isolamento social tinham como um dos principais objetivos proteger justamente esse público do contágio da doença.

É importante frisar que as chances de contágio são as mesmas para todas as faixas etárias, porém, o risco de agravamento da doença aumenta a medida em que a idade do paciente avança. Por isso, no mundo todo, inclusive em Nova Friburgo, a recomendação é que essas pessoas fiquem afastadas de suas atividades profissionais (presenciais), bem como evitem sair de casa sem necessidade e redobrem os cuidados com a higiene, sobretudo no que se refere a lavagem frequente das mãos com água e sabão e álcool gel 70%, uso de máscara facial e a limpeza de objetos e superfícies.

Porém, mesmo com tantas recomendações e medidas impostas para preservar esse público, pelo menos em Nova Friburgo as pessoas acima de 60 anos de idade são as mais infectadas pela doença desde o início da pandemia. De acordo com dados disponibilizados pela Prefeitura de Nova Friburgo, através do Comitê Operativo Emergencial de Saúde (COE), no Painel Covid, 21,7% dos friburguenses que contraíram a doença têm 60 anos ou mais. Isso corresponde a 796 casos, de um total de 3.674 infectados, já que os números foram atualizados pela última vez no último dia 23.

Apesar de os idosos liderarem a lista, cabe ressaltar que a distribuição de casos por faixa etária está bem dividida. O segundo público mais atingido pela Covid-19 em Nova Friburgo foi o de pessoas entre 40 a 49 anos (770 casos, ou 21%). Depois aparece o grupo de 30 a 39 anos (763 casos, ou 20,8%); 50 a 59 anos (631 casos, ou 17,2%); e 20 a 29 anos (528, ou 14,4%).

Entre as crianças, apesar do risco menor de complicações em decorrência da Covid-19, elas também são alvo da doença. E o pior, por serem – em sua maioria – assintomáticas, elas podem ser os principais vetores da doença, infectando idosos e pertencentes do grupo de risco. Ainda de acordo com os dados do Painel Covid da Prefeitura de Nova Friburgo, 18 crianças menores de 1 ano de idade já contraíram o coronavírus (0,5% do total); de 1 a 4 anos foram registrados 25 casos (0,7%); de 5 a 9 anos foram 35 casos (1%); de 10 a 14 anos foram 29 casos (0,8%); e de 15 a 19 anos foram contabilizados 79 casos da doença (2,2%).

Distribuição por sexo e bairro

O Painel Covid da Prefeitura de Nova Friburgo também informa a incidência do coronavírus entre homens e mulheres, bem como a distribuição por bairros no município. De acordo com os dados, as mulheres continuam sendo as maiores vítimas da Covid-19. Do total de infectados, 1.989 casos atingiram as mulheres (54,1% do total) e 1.685 acometeram homens (45,9%).

Na distribuição por bairros, o centro da cidade continua sendo o local com maior índice de infecção pela doença, com 508 notificados até agora (13,8% do total). Em seguida aparece o bairro de Olaria, o mais populoso do município, com 438 casos confirmados desde o início da pandemia – ou 11,9% do total. Em terceiro está o distrito de Conselheiro Paulino, com 337 casos (9,2% do total). Já o bairro Cônego registrou até agora 247 casos (6,7% do total do município).

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra