Lojas autorizadas a abrir em Friburgo no Dia do Comerciário

Para funcionar na próxima segunda-feira, comerciantes têm que aderir à convenção coletiva
quarta-feira, 11 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Movimento nas ruas de Friburgo em plena pandemia (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Movimento nas ruas de Friburgo em plena pandemia (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Um acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo autoriza as lojas do município a, excepcionalmente, abrirem na próxima segunda-feira, 16, feriado pelo Dia do Comerciário. O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, explica que a iniciativa visa a abrandar os prejuízos que o comércio vem acumulando desde 2020 e que se intensificaram nos primeiros meses deste ano devido ao agravamento da pandemia da Covid-19. A exemplo do que já ocorreu com o feriado pelo Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, os comerciantes que optarem por funcionar precisam assinar um termo de adesão à convenção coletiva da categoria, de forma a regulamentar a abertura em data especial.  

“O Dia do Comerciário, assim como o 1º de maio, é um dos poucos feriados em que normalmente não existe permissão para a abertura das lojas em Nova Friburgo. Mas, no momento, eu e a presidente do Sindicato dos Empregados, Therezinha Affonso Jordão, concordamos que, em caráter excepcional, seria importante dar essa liberdade ao comércio, que guarda grandes perdas em decorrência da crise causada pela pandemia”, comenta ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.

Braulio Rezende ressalta ainda que o termo de adesão – que deve ser ajustado para os feriados previstos na convenção e para extensão de horário em datas especiais, como Dias das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e no Natal – significa a garantia de observância dos direitos dos comerciários. O documento exige anuência dos dois sindicatos, patronal e laboral, para ter assegurada sua validade.  

O presidente lembra ainda que o Dia do Comerciário, festejado em outras cidades no mês de outubro, há vários anos foi antecipado em Nova Friburgo para a terceira segunda-feira de agosto, que em 2021 cairá no próximo dia 16. “Percebemos que empresários, funcionários e consumidores aceitaram bem a mudança e incorporaram à sua rotina a comemoração adiantada pelo Dia do Comerciário”, acentua.

Os municípios da área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio, obrigados a seguir o acordo coletivo de Nova Friburgo em todas as suas cláusulas, são Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios