No último domingo, 14, a tradicional instituição assistencial de Nova Friburgo Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) completou 95 anos de atividades que muito beneficiam os idosos carentes no município. Para comemorar a data, um almoço festivo animou os internos e equipes de funcionários. O Laje é uma instituição de longa permanência para idosos sem fins lucrativos que, atualmente, acolhe mais de 70 pessoas da terceira idade, carentes e necessitados de cuidados especiais de forma gratuita. Ao longo desses quase 100 anos, mais de 1.000 idosos já foram recebidos pelo Laje, que funciona na Rua Souza Cardoso, no bairro Lagoinha.
Com o passar do tempo e com o olhar humano daqueles que cuidam do Laje, muito mais que um abrigo, a instituição foi transformada em um lar, oferecendo, além dos cuidados básicos, carinho e afeto aos residentes. Os idosos acolhidos contam com acesso a médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, além de atividades recreativas. Foi esse olhar cuidadoso que garantiu que a instituição superasse adversidades como a pandemia de Covid-19, que impôs desafios a toda a sociedade e também à casa, que já era responsável pela integridade de diversas pessoas que faziam parte do grupo de risco.
Diariamente, são servidas mais de 200 refeições, além de outros suprimentos como medicamentos e material de higiene. Parte significativa das despesas da instituição é atendida com o apoio da população, realização de bazares e doações de empresas parceiras. Toda a operação conta com a solidariedade da comunidade friburguense e mais de 50 voluntários que tornam possível o funcionamento da casa em atividades da cozinha, manutenção do espaço físico, venda de itens nos bazares, administração de todo o projeto e os cuidados com os vovôs e vovós.
Deixe o seu comentário