A Campanha do Laço Branco, movimento internacional que mobiliza homens pelo fim da violência contra as mulheres, será lançada em Nova Friburgo nesta quinta-feira, 4, às 10h. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal da Mulher e integra o calendário dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Criada em 1991, no Canadá, a campanha nasceu após o Massacre de Montreal, episódio em que 14 mulheres foram assassinadas por um homem motivado pelo ódio e pela crença na supremacia masculina. Desde então, o Laço Branco tornou-se um símbolo mundial de engajamento masculino na prevenção e no enfrentamento às violências de gênero.
Em Friburgo
Na cidade, a abertura oficial da edição 2025 ocorrerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Alberto Braune, 224, 3º andar (prédio da antiga Oi), e será voltada exclusivamente aos servidores homens da prefeitura e da Câmara Municipal.
A programação inclui a palestra “Como se constrói a violência contra a mulher: processos socializadores de meninos e homens”, ministrada por Paulo Sarcon, coordenador do Serviço de Educação e Responsabilização do Homem (SERH), da Secretaria estadual da Mulher do Rio de Janeiro.
De acordo com a secretária municipal da Mulher, Vanderleia Lima, a Vanderleia Abrace Essa Ideia, iniciar o movimento dentro da administração pública reforça o compromisso institucional com a mudança de paradigmas e a promoção de relações mais igualitárias:
“Antes de mobilizar toda a cidade, estamos mobilizando a nossa casa. A prevenção começa pelo diálogo e pela conscientização dos homens que atuam no serviço público”, afirma a secretária.
Importância
A proposta é que o encontro marque o início de um trabalho contínuo de formação, sensibilização e corresponsabilidade, incentivando práticas cotidianas de respeito e enfrentamento às violências contra as mulheres no ambiente institucional e na sociedade.
O lançamento também faz referência ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado em 6 de dezembro, data que reforça a importância da participação masculina na construção de uma cultura de paz, equidade e direitos. Com a agenda de 2025, a Secretaria Municipal da Mulher de Nova Friburgo busca ampliar o alcance da campanha ao longo do ano, envolvendo diferentes setores e promovendo ações que fortaleçam o compromisso coletivo com a prevenção da violência de gênero.

Deixe o seu comentário