Justiça nega ação de ex-prefeito de Nova Friburgo contra Ricardo Boechat

Juíza concluiu que Rogério Cabral não juntou gravação do programa ao processo, para análise da julgadora e submissão a contraditório e ampla defesa
sábado, 30 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O jornalista Ricardo Boechat (Reprodução da web)
O jornalista Ricardo Boechat (Reprodução da web)

Como o ex-prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, não anexou no processo gravação com os comentários supostamente ofensivos do jornalista Ricardo Boechat contra ele, a 2ª Vara Cível da cidade negou ação de indenização por danos morais contra o apresentador e a rádio BandNews FM.

Boechat, que morreu em 2019, criticou, em 2017, a nomeação do político para o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) “mesmo com crime ambiental nas costas”. Com base em reportagens da imprensa local, o jornalista apontou que o ex-prefeito tinha sido acusado de diversas irregularidades ambientais.

Rogério Cabral moveu ação de indenização por danos morais contra Boechat e a BandNews. Segundo ele, as acusações ofenderam a sua honra e foram baseadas em notícias falsas. Em contestação, a rádio afirmou que Boechat atuou dentro dos limites da liberdade de imprensa.

Em decisão de 16 de dezembro, a juíza Fernanda Sepulveda Terra Cardoso Barbosa Telles apontou que o ex-prefeito não juntou a gravação do programa ao processo, para análise da julgadora e submissão ao contraditório e a ampla defesa.

A juíza destacou que o artigo 373, I, do CPC, incumbe ao autor da ação fazer a prova do fato constitutivo do seu direito. Assim, os fatos argumentados na petição inicial não são suficientes se desacompanhados de elementos probatórios aptos à demonstração de sua confirmação pelo juízo, ressaltou.

“Cuidando-se de programa de rádio transmitido ‘ao vivo’, a gravação poderia ter sido providenciada pelo autor para salvaguarda dos direitos defendidos nestes autos, o que não ocorreu e enseja o desacolhimento da postulação indenizatória”.

Para acessar a decisão completa basta acessar o link: https://www.conjur.com.br/dl/justica-nega-acao-ex-prefeito-friburgo.pdf

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: