Johnny determina passe livre para cães no pátio da prefeitura

Cartaz que cita até Gandhi orienta guardas a não enxotá-los: "Serão providenciadas casinhas e água fresca"
quarta-feira, 06 de janeiro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Um dos cães deitados junto à decoração natalina da prefeitura (Foto: Fernando Moreira)
Um dos cães deitados junto à decoração natalina da prefeitura (Foto: Fernando Moreira)

Um cartaz afixado na entrada do Palácio Barão de Nova Friburgo dá uma pista de como será o perfil do governo que se inicia. O texto, assinado pelo prefeito Johnny Maycon e datado da última segunda-feira, 4, orienta os guardas responsáveis pela guarita do palácio que os três cães comunitários que estão sempre por lá terão acesso irrestrito, 24 horas por dia, ao pátio da prefeitura.

"Serão providenciadas casinhas e mantida água fresca e limpa", afirma o cartaz, com o brasão de Nova Friburgo e uma citação ao líder pacifista Mahatma Gandhi: "A grandeza de uma nação pode ser julgada pela forma como seus animais são tratados".

Primeiro jornalista a entrevistar o novo prefeito logo após a sua posse, na última sexta-feira, 1º, o repórter Fernando Moreira, de A VOZ DA SERRA, chegou a fotografar, casualmente, um dos cães deitados junto à decoração natalina da prefeitura, ao lado da rena do Papai Noel e um boneco de neve, a qual reproduzimos na capa desta edição. 

A VOZ DA SERRA esteve na prefeitura nesta quinta-feira, 7, mas os cães não foram encontrados: estavam passeando, segundo servidores. Alguns brincavam que os animais - chamados de Lorão, Lobinho  e Orelha - são mais antigos do que muitos concursados. Postada em primeira mão pelo site de A VOZ DA SERRA, a notícia fez sucesso nas redes sociais do jornal, com mais de 800 reações, mais de 200 comentários - praticamente todos elogiando a atitude do prefeito -  e mais de 270 compartilhamentos, só no Facebook.  

Anjos da guarda

Cidade que tem como símbolo maior a pedra do Cão Sentado, Nova Friburgo tem pelas ruas muitos “cães comunitários”, animais sem dono adotados por comerciantes, mostrando que o prefeito não está sozinho em sua empreitada pelo bem-estar dos bichos. Em dezembro de 2018, A VOZ DA SERRA percorreu vários bairros e encontrou muitos exemplos. Em Olaria, a cadela Nina ganhou um cantinho junto a um bar na Rua Vicente Sobrinho, sob os cuidados da dona do estabelecimento, Jussara Coutinho, e com a ajuda de vários outros comerciantes. “Conseguimos construir a casinha. Agora ela tem um cantinho, comida, água e todos os cuidados que precisa. A vontade é de esparramar casinhas pela cidade toda”.

Na Chácara do Paraíso, o mecânico Maurício Moreira adotou Bill, um viralata já velho de guerra que, segundo o mecânico, ficava preso o dia todo, passando necessidades. No Parque Maria Teresa, em Riograndina, Da Rua, Mel ou Pretinha (ela atende por todos os nomes) sofreu um acidente, longe do bairro, que poderia ter colocado fim à sua vida. Um morador, José Henrique, a achou atropelada e ferida. Depois de curada, ela nunca mais foi embora. “Ela gosta de viver na rua, sem estar presa e nós respeitamos isso”, explicou Rafael Almeida, dono de um mercado em frente à praça do bairro. 

 

 

 

LEIA MAIS

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Município diz que passou o dia abordando pessoas em situação de rua. Muitos foram vistos dormindo em lugares como o coreto do Paissandu

Máquinas ocuparão largo entre as duas praças hoje utilizado por ponto de táxis, que será transferido para rua lateral entre Willisau e Ienf

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Governo | pets