Jogos Estudantis do Rio começam e trazem modalidades para deficientes

Competição acontece com inscrições gratuitas e online para jovens estudantes de escolas públicas e particulares de todo o estado
quinta-feira, 19 de novembro de 2020
por Vinicius Gastin
Quadras lotadas em edições anteriores: este ano, cenário diferente e adaptado por conta da pandemia
Quadras lotadas em edições anteriores: este ano, cenário diferente e adaptado por conta da pandemia

Mesmo em meio as limitações proporcionadas pela pandemia, os Jogos Estudantis de 2020 vão movimentar os espaços esportivos do Rio de Janeiro a partir da próxima semana. E o detalhe especial é que a edição deste ano traz três modalidades voltadas para pessoas com deficiência: atletismo, natação e eSports (xadrez, fortnite, clash royale e Fifa 2020). A competição acontece com inscrições gratuitas e online para jovens estudantes de escolas públicas e particulares de todo o estado, que tenham entre 12 e 17 anos.

Sabendo da importância que o esporte possui no desenvolvimento dos jovens com deficiência é fundamental darmos oportunidade e mais espaço para a prática e competição. E, por isso, estamos inserindo nos Jogos Estudantis estas modalidades, como mais uma forma de inclusão socioesportiva”, disse Felipe Bornier, secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude.

O evento - promovido pela Secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude - seguirá protocolos rígidos de segurança e saúde, devido à pandemia. “Já sabemos da importância do esporte na vida das pessoas com deficiência. E oferecer a oportunidade de participarem desta competição é reflexo de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria, de inserção socioesportiva em grandes eventos. Mais do que uma competição, estamos focados nos reflexos que este momento terá ao longo de suas vidas”, afirmou Valnei Costa, superintendente de Inclusão Socioesportiva, da Secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude.

Além das modalidades que terão participação de pessoas com deficiência - eSports, atletismo e natação, a edição 2020 dos Jogos Estudantis terá: vôlei de praia, tênis de mesa, ginástica rítmica (virtual), e as novidades: handbeach, surfe, fut7, basquete 3x3, corrida virtual e skate. 

“A edição 2020 dos Jogos Estudantis do Estado do Rio de Janeiro tem várias novidades e a inclusão de modalidades para jovens estudantes com deficiência é uma grande conquista. Acreditamos que o esporte é uma importante ferramenta e este evento se torna uma celebração do desporto escolar, inclusivo e participativo, mesmo em tempos de pandemia”, comenta a coordenadora dos Jogos Estudantis do Rio, Priscilla Honório.

A primeira competição será realizada na segunda-feira, 23, na modalidade eSports, seguida por Tênis de Mesa, Corrida Virtual e Skate, que se iniciam no próximo dia 28. Para dezembro, as demais modalidades seguem movimentando os jovens estudantes, de 12 a 17 anos. O calendário de competições e outras informações estão disponíveis também no instagram dos @jogosestudantisrj.

Datas das competições

- Novembro e Dezembro:

  • *eSportes - Xadrez, Fifa 2020, Fortnite e Clash Royale (12 a 17 anos, também PCD – pessoas com deficiência) - 23/11 a 4/12
  • *Tênis de Mesa (15 a 17 anos) e Skate (12 a 17 anos) - 28/11
  • *Corrida Virtual (15 a 17 anos) - 28/11 a 19/12

 

- Dezembro

  • *Surfe (15 a 17 anos) - 3 a 6/12
  • *Handbeach (15 a 17 anos) - 5 e 6/12
  • *Natação (15 a 17 anos, também PCD) - 6/12
  • *Ginástica Rítmica Virtual (12 a 17 anos) - 6/12
  • *Atletismo (15 a 17 anos, também PCD) - 11 a 13/12
  • *Basquete 3x3 (15 a 17 anos) - 12 e 13/12
  • *Fut 7 (15 a 17 anos) - 17 a 20/12
  • *Vôlei de Praia (15 a 17 anos) - 19/12

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: