Durante o primeiro mês do ano, a campanha Janeiro Branco é lembrada em todo o mundo. Criada em 2014 por um psicólogo brasileiro, a iniciativa tem como propósito chamar atenção para a importância da saúde mental, ainda mais nesse momento de pandemia da Covid-19. Neste sentido, o departamento de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo vem promovendo algumas ações este mês voltadas para o bem-estar das pessoas.
“Saúde mental não é frescura'' será tema de palestras proferidas pelo psiquiatra da rede, Danilo Cassani, para oficiais do Corpo de Bombeiros, nesta quarta-feira, 27, às 16h. Além de mais palestras, na quinta-feira, 28, e sexta-feira, 29, entre 11h30 e 13h30, integrantes do movimento Janeiro Branco vão instalar caixas de som com músicas relaxantes durante o horário de almoço no refeitório do Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro.
O psiquiatra Danilo chama atenção da importância para o tema da palestra, “o objetivo é fazer com que as pessoas se preocupem em ter hábitos de vida saudáveis, se atentando para buscar uma boa saúde mental, pois as pessoas não consideram os sinais iniciais, e outras tantas acham que tratar seria coisa de maluco e deixam passar muito tempo até que os sintomas se agravam. As pessoas colocam um tabu nessa questão e enxergam transtornos mentais como ‘doença de maluco’ ou frescura. Isso dificulta muito a prevenção e o tratamento precoce”, explica.
O psiquiatra diz ainda que, “a prevenção se baseia na busca por bem-estar e qualidade de vida, passando por diminuir as preocupações, organização de pensamentos, autoavaliação, bons hábitos de vida como atividade física, lazer, boa alimentação”, finaliza.
Deixe o seu comentário