Janeiro Branco alerta: saúde mental não é frescura

Secretaria municipal de Saúde promove este mês ações voltadas para o bem-estar das pessoas
quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Janeiro Branco alerta: saúde mental não é frescura

Durante o primeiro mês do ano, a campanha Janeiro Branco é lembrada em todo o mundo. Criada em 2014 por um psicólogo brasileiro, a iniciativa tem como propósito chamar atenção para a importância da saúde mental, ainda mais nesse momento de pandemia da Covid-19. Neste sentido, o departamento de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo vem promovendo algumas ações este mês voltadas para o bem-estar das pessoas. 

“Saúde mental não é frescura'' será tema de palestras proferidas pelo psiquiatra da rede, Danilo Cassani, para oficiais do Corpo de Bombeiros, nesta quarta-feira, 27, às 16h. Além de mais palestras, na quinta-feira, 28, e sexta-feira, 29, entre 11h30 e 13h30, integrantes do movimento Janeiro Branco vão instalar caixas de som com músicas relaxantes durante o horário de almoço no refeitório do Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro.

O psiquiatra Danilo chama atenção da importância para o tema da palestra, “o objetivo é fazer com que as pessoas se preocupem em ter hábitos de vida saudáveis, se atentando para buscar uma boa saúde mental, pois as pessoas não consideram os sinais iniciais, e outras tantas acham que tratar seria coisa de maluco e deixam passar muito tempo até que os sintomas se agravam. As pessoas colocam um tabu nessa questão e enxergam transtornos mentais como ‘doença de maluco’ ou frescura. Isso dificulta muito a prevenção e o tratamento precoce”, explica.

O psiquiatra diz ainda que, “a prevenção se baseia na busca por bem-estar e qualidade de vida, passando por diminuir as preocupações, organização de pensamentos, autoavaliação, bons hábitos de vida como atividade física, lazer, boa alimentação”, finaliza.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde