A Receita Federal disponibilizou, desde as 10h desta segunda-feira, 24, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2021. A liberação das restituições para pagamento deve acontecer na próxima segunda-feira, 31, na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Para saber se teve a restituição liberada neste primeiro lote é preciso acessar a página da Receita ou por meio do aplicativo para celulares "Meu Imposto de Renda".
O órgão informou que o contribuinte poderá saber, ao realizar a consulta, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada "malha fina". Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma nova declaração retificadora, corrigindo as pendências. As restituições de declarações do Imposto de Renda que apresentam inconsistência são liberadas apenas depois de corrigidas.
Também é possível acessar o serviço de consultoria rápida das declarações do IR 2021 pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS. Vale ressaltar que o cronograma de pagamento dos lotes de restituição foi mantido mesmo com a prorrogação da entrega da declaração. Com isso, o pagamento das restituições será iniciado ainda durante o prazo de prestação de contas dos contribuintes. Já a data do crédito passou para o último dia útil do mês.
A Receita espera concluir o pagamento de todas as restituições até setembro. Este é o maior lote já pago - em valor e quantidade. O crédito bancário para 3.446.038 contribuintes será realizado no dia 31 deste mês, totalizando R$ 6 bilhões.
* Pesquisa da estagiária Paola Oliveira com supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário