Os vencimentos da primeira parcela, ou da cota única, do Imposto sobre a Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) de 2024, no Estado do Rio de Janeiro, começou na segunda-feira, 22, para os veículos com final de placa 0. A quitação pode ser feita à vista, com 3% de desconto, ou em até três vezes, sem abatimento. Na terça-feira, 23, o vencimento ocorreu para o final de placa 1. Nesta quinta, 24, é o dia de vencimento para os veículos de final 2.
O pagamento do IPVA deve ser realizado através da Guia de Recolhimento de Débitos (GRD), que pode ser gerada no portal do IPVA da Secretaria estadual de Fazenda ou no site do banco Bradesco. Para retirada do documento, o proprietário do veículo deve apresentar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) assim como o CPF ou CNPJ. O tributo poderá ser pago em qualquer agência bancária ou lotérica.
O IPVA é calculado a partir da multiplicação das alíquotas pelos valores venais dos veículos (preços de mercado), determinados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Atualmente as alíquotas são de: 4% para carros, 2% para motos, 1,5% para carros movidos a GNV e 0,5% para veículos movidos apenas por energia elétrica.
Licenciamento anual
Além do IPVA, os proprietários de veículos no Estado do Rio não devem esquecer de pagar também a taxa do licenciamento anual que tem vencimentos a partir de 31 de maio, de acordo com o final da placa. O licenciamento garante a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em versão digital, o CRLV-e, em substituição a versão impressa, que era conhecida como o popular verdinho. A taxa de licenciamento tem valor único: R$ 191,83 e deve ser paga através da GRT (Guia de Recolhimento de Taxas) a ser gerada nos sites do Detran ou do Bradesco.
Deixe o seu comentário