A Meta, empresa responsável por plataformas digitais como Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou na terça-feira, 8, que está expandindo suas medidas de segurança para adolescentes no Instagram, por meio de um bloqueio na transmissão ao vivo para menores de 16 anos.
Segundo as regras, os menores de 16 anos serão impedidos de usar o recurso Live do Instagram, a menos que tenham permissão dos pais. Também será exigida a permissão dos pais para desativar um recurso que desfoca imagens contendo suspeita de nudez em mensagens diretas. A Meta afirma que essas novidades começaram a ser disponibilizadas desde terça-feira.
As mudanças foram anunciadas junto com a extensão do sistema de contas de adolescentes do Instagram para Facebook e Messenger. Ambos os controles estão dentro na Conta de Adolescente, um recurso anunciado pela empresa no ano passado, que reúne ferramentas de segurança para menores de 16 anos. Com ele, os adolescentes precisam da autorização dos pais para alterar configurações na rede social.
As contas de adolescentes foram introduzidas, incluindo os menores de 18 anos por padrão em uma configuração que inclui dar aos pais a capacidade de definir limites de tempo diários para usar o aplicativo, impedir que adolescentes usem o Instagram em determinados horários e ver as contas com as quais seus filhos estão trocando mensagens.
O que muda com o "Conta de Adolescente"
-
Contas privadas: o adolescente pode aceitar novos seguidores normalmente, mas pessoas que não o seguem ficarão impossibilitadas de interagir com ele.
-
Restrições de mensagens: somente as pessoas que seguem o adolescente ou que já estavam conectadas com ele podem enviar mensagens diretas (DM).
-
Limite de tempo de uso: diariamente, os adolescentes receberão uma notificação pedindo para saírem do Instagram após 60 minutos de uso.
-
Modo noturno: entre 22h e 7h, esse recurso será ativado, silenciando as notificações. Quem tentar contatá-los durante esse período será notificado de que o adolescente não poderá visualizar a mensagem naquele momento.
-
Limitação de conteúdo sensível: a "Conta de Adolescente" limita automaticamente a exibição de conteúdos sensíveis, como vídeos de brigas e procedimentos estéticos.
-
Marcação e menções: adolescentes menores de 16 anos só podem ser marcados ou mencionados em publicações por pessoas que os seguem.
O que diz a Meta
"A Conta de Adolescente no Facebook e no Messenger oferecerá proteções automáticas semelhantes para limitar conteúdo inadequado e o contato indesejado, bem como maneiras de garantir que o tempo dos adolescentes seja bem aproveitado", disse a empresa.
A expansão da Conta de Adolescente está sendo lançada nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá. "Levaremos a experiência para adolescentes em outras regiões", afirmou a Meta, sem revelar uma data. Segundo dados disse as contas de adolescentes do Instagram foram usadas por 54 milhões de menores de 18 anos em todo o mundo, com mais de 90% dos jovens de 13 a 15 anos mantendo suas restrições padrão. (Fonte: InfoMoney e G1)
Deixe o seu comentário