INSS: Agências dos Correios vão receber pedidos de auxílio-doença

Parceria com ECT vai ampliar rede de atendimento aos segurados da Previdência para reduzir fila de espera
segunda-feira, 25 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fechou uma parceria com os Correios, nesta quarta-feira, 20, para que as agências da ECT recebam requerimentos de benefício por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença). A ideia é que os segurados da Previdência Social tenham uma rede mais ampla de atendimento. Os testes para essa nova modalidade começaram com um projeto-piloto em Fortaleza (CE), em 18 de março. O objetivo agora é expandir a novidade para todo o país até abril.

Atualmente, o INSS conta com cerca de 1.600 agências no Brasil, enquanto os Correios têm aproximadamente 11 mil unidades, das quais quase sete mil são unidades próprias. A parceria visa a facilitar o acesso dos segurados aos benefícios, tornando o processo menos burocrático.

Pelo acordo firmado, funcionários dos Correios vão auxiliar os segurados a fazerem o requerimento do auxílio por meio do Atestmed — sistema que funciona dentro do site ou do aplicativo Meu INSS e que permite o envio de laudos e atestados médicos ou odontológicos digitalizados, para análise de um médico perito à distância, sem a necessidade de comparecer a uma perícia presencial numa unidade da Previdência Social. 

Os empregados dos Correios vão receber e digitalizar a documentação do segurado para envio ao instituto. A mudança faz parte da tentativa do INSS de ampliar a utilização do Atestmed. A expectativa do órgão é que, até 30 de abril, 100% dos benefícios por incapacidade sejam requeridos por meio desse sistema digital.

Os segurados terão duas opções para utilizar esse novo canal de atendimento:

  • Comparecer diretamente a uma agência dos Correios, onde um funcionário auxiliará no pedido e digitalizará laudos e atestados médicos;

  • Iniciar o requerimento por meio da central telefônica 135 e, posteriormente, se dirigir a uma agência dos Correios apenas para apresentar laudos e atestados médicos, complementando assim o pedido.

O argumento do governo para promover essa mudança é a necessidade de liberar a força de trabalho dos médicos peritos para outras análises, como os requerimentos de Benefício de Prestação Continuada/Loas) — concedido a pessoas acima de 65 anos de baixa renda e pessoas com deficiência também carentes, no valor de um salário mínimo (R$ 1.412) — e as revisões periódicas de outros benefícios.

Além disso, o Executivo destaca a expectativa de economia de recursos com o uso mais intensivo do Atestmed, uma vez que deve haver redução do volume de dinheiro gasto com médicos peritos, que ganham bônus para realizar perícias além do horário regular de trabalho (espécie de hora extra).

Isso também deverá agilizar a concessão e impedir que o INSS pague correção pela demora na liberação do benefício (o que por lei é devido a partir de 45 dias, a contar da data de requerimento). Por fim, segundo o INSS, ainda impedirá que o instituto continue a pagar o auxílio-doença a um trabalhador já recuperado que não consegue agendar uma perícia presencial para ter alta da Previdência Social.

(Fonte: extra.globo.com)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: