Os mais de 50 mil inscritos no concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo foram surpreendidos - negativamente - ao receberem um e-mail da banca organizadora informando os novos locais de aplicação das provas. De acordo com o comunicado, a banca esclareceu que o número de inscrições para o primeiro dia de prova, no próximo domingo, 26, superou as estimativas realizadas.
Comunicado
“Considerando que o número de inscrições confirmadas para realização das provas no dia 26 de novembro de 2023 – primeiro dia de aplicação das provas, superou em muito todas as estimativas realizadas pelo Organizador; Considerando que é dever da Prefeitura de Nova Friburgo e do Instituto Consulplan garantir a efetiva realização das provas com eficiência e segurança; Considerando que o Edital de Abertura disciplina em seu subitem 1.7.1 que ‘caso a capacidade das unidades escolares não seja suficiente à alocação de todos os inscritos nessas cidades, o Instituto Consulplan se reserva no direito de realizar as provas também em cidades circunvizinhas, que apresentarem estrutura física funcional que atenda às necessidades do processo de seleção’ e, ainda, que ‘o Instituto e o Município de Nova Friburgo não se responsabilizam pelos eventuais custos com deslocamento, hospedagem e alimentação dos candidatos’; Considerando que a solução possível e prevista em edital, é a utilização de cidades circunvizinhas para garantir a alocação de todos os candidatos em igualdade de condições, o que garante a isonomia do certame, sem favorecimento de nenhuma espécie, e que houve o esgotamento da capacidade das unidades escolares para atender a todos os inscritos para a cidade de Nova Friburgo, esclarecem que diante da impossibilidade de acomodar todos os candidatos que optaram pela realização da prova na cidade de Nova Friburgo, foi necessária a alocação também nas cidades circunvizinhas de Teresópolis e Petrópolis, que apresentam estrutura física funcional e atendem às necessidades do processo de seleção.”
Inscritos reclamam nas redes sociais
A notícia não agradou os inscritos, que desabafaram nas redes sociais do Instituto Consulplan e da Prefeitura de Nova Friburgo. “A questão é: Petrópolis, a 130 quilômetros de distância, é cidade circunvizinha? Por exemplo, não vislumbro que Niterói, a 120 quilômetros ou Além Paraíba, a 80 quilômetros, sejam circunvizinhas. Isso pode ser questionado judicialmente.”
“Que absurdo! Petrópolis é muito contramão. Caso fosse pelo menos cidades vizinhas, como Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Teresópolis até era aceitável, mas Petrópolis é de uma extrema falta de empatia.”
“E quem não tiver como arcar com os custos de viagem para outra cidade? Simplesmente desiste do sonho de uma possível melhoria de vida? Já pararam para pensar que nem todo mundo recebe mais de cinco salários mínimos igual vocês da alta cúpula parlamentar? Que absurdo isso!”
“Que absurdo! Sou lactante mãe de um bebê de 2 meses, se caso for uma das selecionadas, irei fazer duas provas no dia 26 (manhã e tarde), como fica essa situação? Além dos meus custos da viagem tem também a da minha acompanhante que vai ficar na sala de amamentação com o bebê. Fora a viagem e o cansaço.”
“Engraçado que eles podem colocar a gente para fazer a prova em outro município, mas pedir o reembolso é impossível, até porque eles não devolvem o dinheiro. E quem não puder ir?”
"Friburgo suportou o Enem mas não suporta um concurso público? Se ajeita aí prefeito. Pegue todos os espaços onde tiveram provas do Enem, pague do seu bolso, pois Petrópolis é inviável.”
“A Consulplan ampliou a data de pagamento para conseguir mais candidatos e agora vem jogar os custos para os inscritos. Petrópolis circunvizinha? Bom Jardim, Cachoeiras, estão a 40 minutos de viagem daqui. Petrópolis são mais de três horas de carro. Sem dizer candidatos que se inscreveram em mais de uma prova. Quero ver o milagre.”
“Friburgo é lotado de escolas, faculdades... Sobra espaço e falta organização, só isso. Vergonhoso.”
Prefeitura e Consulplan
De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, os questionamentos devem ser encaminhados à banca organizadora, que é a responsável por esses detalhes e que a mudança era algo previsto no edital.
O Instituto Consulplan, instituto responsável pelo concurso público de Nova Friburgo, também foi questionado por A VOZ DA SERRA, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.
Deixe o seu comentário