A dor pelo rebaixamento para a terceira divisão do Rio de Janeiro ficou para trás. Com bom rendimento já nas rodadas finais da Série A2 e a participação destacada na Copa Rio, o Friburguense mostrou, em campo, que a confusão nos bastidores do clube foi determinante para a queda. Passado o momento conturbado, o astral e a confiança em Nova Friburgo são outros, e o Tricolor da Serra terá a oportunidade de retornar para a segundona já nesta temporada de 2023.
O jogo de estreia do time comandado por Gerson Andreotti, mantido no cargo, acontece na próxima segunda-feira, 11, contra o Barra da Tijuca, às 14h45, no Rio de Janeiro. Em relação à Série A2, o Frizão trouxe reforços e perdeu alguns atletas, movimentações naturais após o término das competições.
Contudo, a sensação é de um time mais forte e pronto para o novo desafio. Dentre os principais reforços estão dois conhecidos da torcida do Frizão e do torcedor carioca. Um deles é o atacante Dedé, que estava no Aimoré, e teve o seu primeiro contrato profissional assinado em Nova Friburgo. O jogador defendeu o Frizão entre 2018 e 2020, marcando 17 gols e sendo um dos destaques nas campanhas feitas pelo clube. Outro atacante que chega ao Friburguense é Caio Monteiro, revelado pelo Vasco da Gama. Ele assinou contrato válido até o fim do ano.
Além do ataque, o Friburguense também reforçou o setor defensivo. O clube trabalha na recuperação do zagueiro Magrão, destaque do clube na campanha vitoriosa de 2019, que operou o joelho e está em processo de retorno. O atleta, de 30 anos de idade, teve a primeira passagem pelo Frizão juntamente com Dedé - ambos foram aprovados em um processo seletivo realizado pelo clube, em 2017.
O Tricolor da Serra também trouxe outros nomes para encorpar o plantel: o volante Ademilton, que jogou na base e no profissional do Bangu, o zagueiro Victor Hugo, lateral esquerdo e ponta Marcos Vinicius, o zagueiro Yuri e o atacante Samuel (três deles foram vice-campeões recentemente no Independente-AC). Por outro lado, o técnico Gerson Andreotti não conta mais com o zagueiro Jhonata, com o meia Leandrinho e o atacante Gabriel.
Nos mesmos moldes dos outros torneios de Séries superiores da Federação Estadual de Futebol (Ferj) - A e A2 Carioca -, a competição terá 12 clubes, com turno único, jogando todos contra todos (Taça Corcovado), com quatro semifinalistas (campeão x 4º colocado e 2º x 3º), sendo que dois (campeão e vice) serão promovidos para a Série A2 e dois serão rebaixados para a Série B2. O Friburguense vai reencontrar adversários tradicionais e clubes em ascensão no Estado. Dentre os mais conhecidos estão o Goytacaz e o Duque de Caxias, que não faz muito tempo, frequentou divisões nacionais e fez boas campanhas. Há ainda o Serra Macaense, de vários embates recentes com o Frizão, bem como o Barra da Tijuca. O clássico da Serra, contra o Serrano, também será um dos desafios.
Além desses mais conhecidos, o Friburguense também vai encarar candidatos a novas forças do futebol do interior. O Pérolas Negras e o 7 de Abril, por exemplo, se estruturam e contam com investimentos e parcerias importantes. Há ainda o São Gonçalo, o Nova Cidade e o também turbinado Paduano, que “vendeu” o nome relacionado à cidade natal e joga em Moça Bonita, treinando no campo do Exército e tendo aporte estrutural.
Primeira rodada da B1:
Barra da Tijuca x Friburguense
Goytacaz x Serra Macaense
São Gonçalo x Macaé
Duque de Caxias x Nova Cidade
Paduano x Pérolas Negras
7 de Abril x Serrano
Tabela do Frizão:
11/set - Seg - 14h45 - Barra da Tijuca x Friburguense, Moça Bonita
16/set - Sáb - 14h45 - Friburguense x Goytacaz, Eduardo Guinle
23/set - Sáb - 14h45 - Serrano x Friburguense, Atílio Marotti
30/set - Sáb - 14h45 - Friburguense x São Gonçalo, Eduardo Guinle
07/out - Sáb - 14h45 - Pérolas Negras x Friburguense, Trabalhador
14/out - Sáb - 14h45 - Friburguense x Duque de Caxias, Eduardo Guinle
21/out - Sáb - 14h45 - Nova Cidade x Friburguense, Joaquim Flores
25/out - Qua - 14h45 - Friburguense x Paduano, Eduardo Guinle
29/out - Dom - 14h45 - Macaé Esporte x Friburguense, Claudio Moacyr
04/nov - Sáb - 14h45 - Friburguense x 7 de Abril, Eduardo Guinle
08/nov - Qua - 14h45 - Serra Macaense x Friburguense, Antonio Medeiros
Copa Rio: Frizão garante vaga
O Friburguense havia construído ótima vantagem em Nova Friburgo com a vitória de 3 a 0, e confirmou a classificação com o empate por 1 a 1 contra o Madureira. O jogo da volta aconteceu na última quarta-feira, 6, em Conselheiro Galvão, no subúrbio carioca de Madureira. O gol do Frizão, que abriu o placar, foi marcado por Adenilson. O Tricolor da Serra, desta forma, avançou para enfrentar o América, e terá a oportunidade de buscar a vaga na semifinal no Eduardo Guinle. O jogo de ida acontece na próxima quinta-feira, 14, no Giulite Coutinho, e a partida de volta no dia 20, às 14h45, na Serra.
Nas quartas de final, o Duque de Caxias vai enfrentar a Portuguesa, e o Serrano será o adversário do vencedor do duelo entre Volta Redonda e Gonçalense. O Olaria também avançou e vai enfrentar o Nova Iguaçu.
Deixe o seu comentário