Infestação de ratos preocupa moradores de São Pedro da Serra

Acúmulo de lixo na região tem atraído roedores. Situação coloca em risco saúde da população do distrito
sábado, 19 de junho de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Os ratos filmados por moradores (Reproduções de vídeo)
Os ratos filmados por moradores (Reproduções de vídeo)

Existe relação entre a pandemia da Covid-19 e uma possível exposição a doenças causadas por ratos? Segundo moradores do distrito de São Pedro da Serra, existe sim e é possível há quase 18 meses, tempo que os moradores sofrem com as consequências de uma infestação de ratos. Desde março do ano passado, quando foi recomendado o isolamento social, muitos trabalhadores adotaram o home office e, por conta disso, muitos veranistas passaram a desenvolver suas atividades remotas no distrito, assim como os moradores têm ficado, desde então, mais tempoem casa, o que, consequentemente, gera maior quantidade de lixo. 

Há alguns anos as associações da região têm reclamado do despejo irregular de lixo no meio ambiente e também da falta de um local adequado para esse descarte. Somado ao momento de pandemia, ao aumento da população no distrito e do volume de lixo despejado tanto de forma regular quanto irregular, o resultado é a proliferação de animais indesejados que coloca em risco a saúde de moradores, visitantes e tem grande potencial de prejudicar o turismo, principal atividade econômica do distrito.

À exemplo, um vídeo feito por uma moradora na Rua Francisco Eller, que fica perto da entrada do distrito. Segundo o vídeo, a lixeira que foi retirada do local, a pedido dos moradores por conta do lixo acumulado, serviu de chamariz para que ratos se estabelecessem na encosta que fica próximo ao local. Ao retirar a lixeira, o problema que já vinha sendo observado ficou mais visível. Em um vídeo env iado à nossa redação por moradores, é possível ver dezenas de roedores à luz do dia, entrando e saindo de suas tocas.

“A coleta de lixo que costuma acontecer três vezes por semana não está dando conta. Especificamente onde moro, esse acúmulo de lixo gerou a proliferação de ratos. Ao reclamarmos com a subprefeitura, os funcionários removeram os lixos, a caçamba, mas os roedores permaneceram. Virou uma espécie de atração turística grotesca. Os moradores estão receosos com medo dos ratos invadirem as nossas casas. Parece que isso até já aconteceu com alguns vizinhos”, relatou o morador Fernando Terra.

Com a retirada dessa lixeira, os ratos passaram a buscar alimentos em outros lugares. Restaurantes e residências podem ser os principais alvos. Segundo o morador, há um temor entre os moradores da região de que o problema permaneça por mais tempo e que a população seja acometida por doenças provenientes dos ratos, além de outros animais. “Há também outra preocupação: os ratos podem atrair cobras, seus predadores naturais. São possíveis desdobramentos dessa situação, em uma rua muito movimentada por pedestres”, lembrou Fernando. 

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra, informa que o cesto de lixo foi retirado do local porque estava bastante deteriorado e atraía ratos. Também está sendo providenciada junto à concessionária responsável pela coleta de lixo doméstico, a EBMA (Empresa Brasileira de Meio Ambiente) uma caçamba fechada para solucionar o problema. 

Além disso, a Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra solicitou à concessionária que ampliasse a coleta de lixo na localidade de uma para três vezes por semana. A coleta que antes era feita apenas às quartas-feiras, agora está sendo feita às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, de modo a diminuir o acúmulo do lixo na rua e a consequente proliferação de ratos. Além da ampliação da coleta de lixo, somente na última segunda-feira, 14, servidores da pasta retiraram um caminhão de lixo, entulhos e restos de capina somente na Rua Francisco Eller, que também está recebendo desratização, no entanto, o resultado não é imediato. 

A Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra solicita à população dos distritos que deposite o lixo próximo ao horário da coleta e não descarte entulhos e restos de capina em locais inadequados. “A solução desse problema também passa pela conscientização dos cidadãos”, alerta a subprefeitura. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: