A taxa média de transmissão da Covid-19 no Brasil é a mais baixa desde abril, diz um levantamento do Imperial College de Londres, segundo o jornal O Globo. Segundo números da universidade britânica, referentes à semana passada, o índice brasileiro é de 0,90. Os dados reforçam a tendência de estabilização do novo coronavírus no Brasil, apontada anteriormente pelo Imperial College, com leves oscilações para cima ou para baixo.
Pelo índice atual, cada 100 pessoas contaminadas contagiam outras 90, que por sua vez passam a doença para 88 e assim por diante, freando o contágio. No início da pandemia, esse número era de 2,5.
A taxa de contágio é uma das principais referênciais para acompanhar a evolução da pandemia no Brasil. Especialistas costumam ponderar, no entanto, que é preciso acompanhar a taxa por um período prolongado de tempo para atestar a estabilidade, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do coronavírus, que chega a 14 dias.
Além disso, por ser uma média nacional, a estabilidade da taxa de contágio não significa que a doença esteja próxima de uma estabilização em todas as cidades e estados do país.
Deixe o seu comentário