Novo bispo assumirá a Diocese de Nova Friburgo em 23 de agosto

Posse de Dom Pedro Cruz será durante missa na Catedral São João Batista
quinta-feira, 03 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O novo bispo de Nova Friburgo, Dom Pedro Cunha Cruz, anunciou a data de sua posse na Diocese local: 23 de agosto, um sábado, em cerimônia que será realizada durante uma missa, às 9h, na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A celebração será presidida pelo arcebispo de Niterói, Dom José Rezende Dias, que em seguida promoverá a posse de Dom Pedro, que foi escolhido nesta semana para a função, pelo Papa Leão XIV. A Diocese friburguense que coordena as paróquias de 19 municípios no entorno de Nova Friburgo estava sem titular desde abril, quando o bispo Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, foi transferido para a Diocese de Itapetininga, no interior de São Paulo. 

Dom Pedro Cunha Cruz virá da Diocese de Campanha, no sul de Minas Gerais. Ele é carioca e conhece Nova Friburgo. É carioca, tem 61 anos e na década de 2000 foi professor do seminário diocesano do município. Dom Pedro foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese Metropolitana do Rio de Janeiro em 4 de agosto de 1990 e, na capital fluminense, foi vigário da Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d’Ars; pároco das paróquias de São Francisco de Assis, Santa Teresa de Jesus e Santa Rita de Cássia; diretor do Seminário São José; professor da PUC e diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II. Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em 24 de novembro de 2010, recebendo a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011.

Em 20 de maio de 2015, Dom Pedro Cruz foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Campanha-MG e em 25 de novembro seguinte tornou-se bispo ordinário da mesma Diocese. Dom Pedro é bispo referencial da Pastoral da Educação e Cultura do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: