Hospital do Câncer: obra deve ficar pronta até dezembro

Adiamento foi causado por pendências burocráticas, depois de mudanças necessárias na execução
terça-feira, 25 de julho de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

As obras no prédio onde vai funcionar o Hospital Regional de Oncologia Francisco Faria, o Hospital do Câncer de Nova Friburgo, devem ficar prontas até dezembro deste ano. A informação é do coordenador da Região da Secretaria estadual de Infraestrutura e Cidades, Nami Nacif. Ele acompanhou a visita do secretário estadual de Infraestrutura e Cidades do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Uruan Andrade, à obra, na semana passada.

De acordo com Nami Nacif, com as mudanças no projeto para implantação de mais um elevador e a adequação para instalação dos aparelhos de ar condicionado, algumas pendências burocráticas ainda precisam ser resolvidas. “Nós estamos levantando toda a demanda da construtora para dar maior agilidade à obra. Vamos levar diretamente ao secretário, que deu prazo de término das intervenções para dezembro”, relatou Nami.

Ele ainda informou que a construção do bunker para a implantação do serviço de radioterapia (equipamento especial) está fora desse prazo. “A obra necessária para abrigar o serviço de radioterapia será feita em outro processo, já que tem características bem específicas, diferentes do restante da obra “, explicou o coordenador.

Caráter regional

O Hospital de Oncologia Francisco Faria, cuja obra foi iniciada em junho de 2022, nas dependências do antigo Centro Adventista de Vid Saudável (Cavs), no bairro Ponte da Saudade, será regional, beneficiando não só moradores de Nova Friburgo como também de outros municípios. A expectativa inicial era de que a obra, orçada em R$ 51 milhões, fosse finalizada em até 12 meses. O espaço terá 58 leitos, sendo dez de terapia intensiva, e 48 de enfermaria, além de consultórios médicos, laboratórios, centro cirúrgico, espaço para quimioterapia, estacionamento e espaço para convivência.

No mês passado, uma equipe das secretarias estaduais de Obras e de Infraestrutura e Cidades estiveram em Nova Friburgo, com o secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, em uma visita técnica às obras do Hospital do Câncer. De acordo com o vereador José Roberto Folly, que acompanhou a visita, o objetivo foi definir o local onde ficará o bunker de radioterapia. “No projeto inicial do hospital, seria oferecido somente o tratamento de quimioterapia. Mas, o secretário faz questão que o hospital ofereça também a radioterapia”, informou Folly.

O vereador explicou que a construção do bunker tem características específicas, como o material e a largura das paredes. “As paredes e a laje têm que ser de concreto de alta densidade, por conta da radiação. Dentro do hospital não tem como ser instalado, porque a parte estrutural não permite. Foi definido que uma área do estacionamento é espaço considerado ideal para que seja instalado o bunker”, disse o vereador.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: