O governador Cláudio Castro é aguardado em Nova Friburgo nesta quinta-feira, 30. Ele irá vistoriar as obras do Hospital de Oncologia Francisco Faria, na Ponte da Saudade, que já estão 70% concluídas. Em seguida, às 16h30, Cláudio irá inaugurar as obras do sistema de drenagem do centro de Nova Friburgo, na Rua Farinha Filho, realizadas pelo Governo do Estado ao custo de R$ 14,3 milhões, para evitar alagamentos em dias de chuvas fortes. Nesta semana, o coordenador de Obras do Estado na Região Serrana, Nami Nassif, anunciou que a conclusão das obras de infraestrutura do espaço onde funcionará o Hospital do Câncer, estão previstas para o início de 2024, provavelmente, ainda em janeiro.
“Essa obra do Hospital Estadual de Oncologia realizada pelo Governo do Estado do Rio, através da secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas é um anseio antigo da população. Agradeço ao governador Cláudio Castro e ao secretário estadual de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, o voto de confiança para coordenar as obras que estão sendo realizadas pelo Estado em nossa região, em especial a construção do tão sonhado Hospital Estadual de Oncologia que irá amenizar o sofrimento da população da nossa região e de todo Estado do Rio de Janeiro”, disse Nami em suas redes sociais.
Sobre o hospital
As obras do Hospital Regional de Oncologia Francisco Faria, o Hospital do Câncer de Nova Friburgo, seguem em ritmo acelerado. Segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela ação, o investimento foi de R$ 50 milhões para a execução. A tão esperada unidade de saúde vai funcionar nas antigas instalações do Centro Adventista de Vida Saudável (Cavs).
O Governo do Estado informou também que já foram feitos ajustes nos acessos ao prédio, estação de tratamento de esgoto e reservatórios de água. Além disso, já foram executadas obras de alvenaria, pavimento externo, elétrica, hidrossanitário, revestimentos, pinturas, telhado, entre outras.
O Hospital de Oncologia Francisco Faria, cuja obra foi iniciada em junho de 2022, será regional, beneficiando não só moradores de Nova Friburgo como também de outros municípios do entorno. A expectativa inicial era de que a obra fosse finalizada em até 12 meses.
Mas, de acordo com Nami Nassif, com as mudanças no projeto para implantação de mais um elevador e a adequação para instalação dos aparelhos de ar condicionado, foi necessário adiar o prazo da entrega da obra. “Os acréscimos ao projeto original oferecem maior acessibilidade e conforto aos pacientes oncológicos”, disse ele.
O hospital terá 58 leitos, sendo dez de terapia intensiva, e 48 de enfermaria, além de consultórios médicos, laboratórios, centro cirúrgico, espaço para quimioterapia, radioterapia, estacionamento e espaço para convivência.
Radioterapia
Nami Nassif ainda informou que a construção do bunker (equipamento especial para abrigar um setor onde será oferecido o serviço de radioterapia) está fora desse prazo. “A obra necessária para dotar o hospital do serviço de radioterapia será feita em outro processo, já que tem características bem específicas, diferentes do restante da obra “, explicou o coordenador.
A oferta do tratamento de radioterapia não estava no projeto inicial do hospital. O local onde será construído o bunker foi escolhido em uma visita técnica da equipe das secretarias estaduais de Obras e de Infraestrutura e Cidades, com o então secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, em 27 de junho.
A Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ) informou que quando estiver próximo ao fim da obra, começará o processo de licitação do mobiliário e dos equipamentos necessários para o funcionamento do setor.
Deixe o seu comentário