Hospital do Câncer: conclusão da obra prevista para o início de 2024

Governador Cláudio Castro agenda visita às obras na Ponte da Saudade nesta quinta-feira, às 15h
quinta-feira, 30 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

O governador Cláudio Castro é aguardado em Nova Friburgo nesta quinta-feira, 30. Ele irá vistoriar as obras do Hospital de Oncologia Francisco Faria, na Ponte da Saudade, que já estão 70% concluídas. Em seguida, às 16h30, Cláudio irá inaugurar as obras do sistema de drenagem do centro de Nova Friburgo, na Rua Farinha Filho, realizadas pelo Governo do Estado ao custo de R$ 14,3 milhões, para evitar alagamentos em dias de chuvas fortes.  Nesta semana, o coordenador de Obras do Estado na Região Serrana, Nami Nassif, anunciou que a conclusão das obras de infraestrutura do espaço onde funcionará o Hospital do Câncer, estão previstas para o início de 2024, provavelmente, ainda em janeiro. 

“Essa obra do Hospital Estadual de Oncologia realizada pelo Governo do Estado do Rio, através da secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas é um anseio antigo da população. Agradeço ao governador Cláudio Castro e ao secretário estadual de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, o voto de confiança para coordenar as obras que estão sendo realizadas pelo Estado em nossa região, em especial a construção do tão sonhado Hospital Estadual de Oncologia que irá amenizar o sofrimento da população da nossa região e de todo Estado do Rio de Janeiro”, disse Nami em suas redes sociais.

Sobre o hospital

As obras do Hospital Regional de Oncologia Francisco Faria, o Hospital do Câncer de Nova Friburgo, seguem em ritmo acelerado. Segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela ação, o investimento foi de R$ 50 milhões para a execução. A tão esperada unidade de saúde vai funcionar nas antigas instalações do Centro Adventista de Vida Saudável (Cavs).

O Governo do Estado informou também que já foram feitos ajustes nos acessos ao prédio, estação de tratamento de esgoto e reservatórios de água. Além disso, já foram executadas obras de alvenaria, pavimento externo, elétrica, hidrossanitário, revestimentos, pinturas, telhado, entre outras.

O Hospital de Oncologia Francisco Faria, cuja obra foi iniciada em junho de 2022, será regional, beneficiando não só moradores de Nova Friburgo como também de outros municípios do entorno. A expectativa inicial era de que a obra fosse finalizada em até 12 meses.

Mas, de acordo com Nami Nassif, com as mudanças no projeto para implantação de mais um elevador e a adequação para instalação dos aparelhos de ar condicionado, foi necessário adiar o prazo da entrega da obra. “Os acréscimos ao projeto original oferecem maior acessibilidade e conforto aos pacientes oncológicos”, disse ele.

O hospital terá 58 leitos, sendo dez de terapia intensiva, e 48 de enfermaria, além de consultórios médicos, laboratórios, centro cirúrgico, espaço para quimioterapia, radioterapia, estacionamento e espaço para convivência.

Radioterapia

Nami Nassif ainda informou que a construção do bunker (equipamento especial para abrigar um setor onde será oferecido o serviço de radioterapia) está fora desse prazo. “A obra necessária para dotar o hospital do serviço de radioterapia será feita em outro processo, já que tem características bem específicas, diferentes do restante da obra “, explicou o coordenador.

A oferta do tratamento de radioterapia não estava no projeto inicial do hospital. O local onde será construído o bunker foi escolhido em uma visita técnica da equipe das secretarias estaduais de Obras e de Infraestrutura e Cidades, com o então secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, em 27 de junho.

A Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ) informou que quando estiver próximo ao fim da obra, começará o processo de licitação do mobiliário e dos equipamentos necessários para o funcionamento do setor. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: