Hospitais terão que informar quantos profissionais estão infectados

Determinação sancionada por Witzel atinge todas as unidades de saúde públicas e privadas do estado
terça-feira, 28 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Hospitais terão que informar quantos profissionais estão infectados

As unidades de saúde públicas e privadas de todo o Estado do Rio deverão repassar à Secretaria Estadual de Saúde (SES) os dados referentes aos profissionais de saúde que tenham suspeitas de coronavírus. A determinação é da lei 8.946/20, sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira, 24.

As informações, que deverão ser repassadas pela chefia ou direção das unidades de saúde, terão que ter os dados dos profissionais afastados com a doença, além dos que já tenham o diagnóstico confirmado, os que estejam internados e os que foram mortos pela Covid-19. Segundo a norma, as unidades terão que informar, ao menos, o nome, sexo, idade, instituição em que trabalha e a situação do profissional com relação à doença, além da categoria que o trabalhador pertence.

Os dados serão compilados pela SES e repassados, semanalmente, à Comissão de Saúde da Alerj, aos Conselhos Estaduais de Saúde e ao conselho de fiscalização profissional ao qual pertence o trabalhador. A SES deverá ainda dar publicidade ao número de casos, respeitando o direito à privacidade do paciente.

“O número de profissionais de saúde mortos ou infectados pelo coronavírus é muito alto. No enfrentamento à doença, são eles que pagam o preço mais alto, arriscando diariamente suas vidas. A falta de EPIs adequados aumenta a probabilidade de infecção e de suas consequências desastrosas”, afirmou a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB), autora da proposta.

Em Nova Friburgo, a prefeitura divulga através de seus boletins diários a quantidade acumulada de casos confirmados e óbitos de profissionais de saúde em decorrência da Covid-19. Até o último boletim divulgado na última sexta-feira, 24, dos 972 casos já confirmados, 203 eram em profissionais da área da saúde, sendo dois óbitos. Entramos em contato com o Governo Municipal questionando se os boletins municipais também passariam a discriminar as informações conforme estabelece a nova lei estadual, no entanto, até a atualização desta reportagem não recebemos resposta.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra