Horto municipal de Friburgo passa a se chamar Oswaldil Quimas

Câmara presta homenagem ao saudoso servidor que se dedicou por mais de três décadas ao espaço
sexta-feira, 20 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Seu Oswandil (Arquivo AVS)
Seu Oswandil (Arquivo AVS)

A Câmara Municipal de Nova Friburgo aprovou na sessão ordinária da última quinta-feira, 19, o projeto de lei que propôs reverenciar a memória do saudoso servidor municipal Oswandil Quimas, concedendo seu nome ao Horto Municipal de Nova Friburgo. Seu Oswalndil trabalhou por, pelo menos, três décadas no horto e tornou-se uma referência naquele espaço. O projeto de lei foi proposto pelo vereador Joelson do Pote. 

Localizado na Rua Princesa Izabel, no bairro Vale dos Pinheiros, o horto funciona como uma espécie de berçário de árvores nativas e plantas ornamentais, cujas mudas são cultivadas lá e depois cedidas para o embelezamento de espaços públicos. É do horto que saem grande parte das espécies de árvores, plantas e flores que são utilizadas atualmente nos jardins e praças de Nova Friburgo. 

Por estar situado bem próximo ao centro da cidade, o horto municipal deveria ser uma boa opção turística, ainda mais por reunir diversas espécies de flores e plantas exóticas, no entanto, a pequena divulgação do lugar, fazem do horto um espaço pouco conhecido não só dos turistas, mas também de muitos friburguenses.

Sobre o seu Oswaldil 

Oswandil Carlos Quimas, que faleceu em março do ano passado, aos 93 anos, trabalhou por mais de três décadas no Horto Municipal de Nova Friburgo, onde desenvolveu uma carreira marcada pela dedicação e a facilidade de fazer amizades, chegando ao cargo de coordenador de jardinagem. 

Profundo conhecedor da botânica, cabia a ele o cultivo de inúmeras espécies, entre folhagens, flores e árvores. Seu Oswandil impressionava a todos ao fornecer informações sobre a origem e as propriedades de cada espécie que cultivava com carinho no horto municipal. Algumas delas, trazidas ao horto por suas próprias mãos. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: