Hoje é sexta-feira, 13 é dia de azar?

Conheça as origens dessa superstição
sexta-feira, 13 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A sexta-feira quando cai em um dia 13, geralmente é cercada de  superstições para muitas pessoas. A data, que remete a um dia de azar, traz à tona diversas crenças ligadas à má sorte. Muitas delas têm origem milenar e são perpetuadas há séculos, como a crença de que passar embaixo de uma escada traz azar, e que surgiu possivelmente no Egito Antigo.

Uma das possíveis origens do significado da sexta-feira 13 está no cristianismo: a última ceia de Jesus aconteceu um dia antes de sua morte, com 13 pessoas, entre elas, Judas, o traidor. Outra vertente ligada à Friga, deusa do amor e beleza, que foi amaldiçoada como uma bruxa. Reza a lenda, que em todas as sextas-feiras ela se reunia com 11 feiticeiras, para rogar praga contra a humanidade.

Além disso, o 13 é considerado um número de azar. Na numerologia,o 12 é visto como um número completo (12 meses em um ano, 12 signos do zodíaco, etc), já o 13 é um número irregular,o que traria sinal de infortúnio.

Veja a seguir 13 coisas que dão azar, segundo as crenças populares em uma sexta-feira 13:

1 - Chinelo Virado 

Segundo a crença popular, deixar chinelo ou qualquer outro sapato com a sola para cima, pode trazer azar para a mãe.

2 - Roupa do lado avesso 

Dizem que na Rússia há a crença de que vestir uma roupa do lado avesso, ou seja, com a costura para fora, traz má sorte. Porém há uma forma de espantar o azar: basta pedir um amigo que lhe dê um tapa.

3 - Passar debaixo da escada 

A crença é passar embaixo de uma escada traz muitos anos de azar. No Egito Antigo, acreditava-se que isso era uma afronta aos deuses, e quem fizesse poderia receber um castigo.

4 - Entrar com o pé esquerdo nos lugares 

Na crença dos povos romanos, o lado direito atrai sorte e o esquerdo, azar. Logo, entrar com o pé direito traria sorte, seja lá em que lugar fosse.

5 - Descer da cama com o pé esquerdo 

Sob a mesma lógica, se a pessoa botar o pé esquerdo no chão primeiro, assim que acordar, o dia inteiro será de azar.

6 - Olhar para o gato preto 

Lendas antigas relacionavam os gatos pretos com as trevas, o que originou a crença de que o bichano traz mais agouro. Vale pontuar que fazer maldades com esses animais baseado na crença do azar não trará boa sorte, muito pelo contrário, os meus tratos aos animais são crimes previstos em lei no Brasil.

7 - Quebrar um espelho 

A crença antiga dá conta de que quebrar um espelho, independente do tamanho,traz sete anos de azar.

8 - Abrir guarda-chuva dentro de casa 

Uma das teorias para essa superstição, muito antiga, diz que a realeza egípcia usava guarda-chuva feitos de pena de pavão. Se fossem abertos longe do sol, irritaria o Deus Rá ( Deus do Sol).

9 - Servir refeições para 13 pessoas 

Reza a lenda que se houver 13 pessoas em uma mesa, o primeiro a se levantar morre. A superstição também está ligada ao último jantar de Jesus Cristo e seus 12 apóstolos - um deles era traidor.

10 - Deixar o pente ou a escova cair

Dizem que é sinal de aborrecimento certo naquele dia.

11 - Deixar varrer o pé 

Acredita-se que se a pessoa for solteira e tiver o pé "varrido", ela nunca se casará.

12 - Derrubar o sal no chão 

Para os antigos, o sal era uma das maiores riquezas e se fosse derramado, seria um grande desperdício e um sinal de azar.

13 - Dar tchau para alguém em cima de uma ponte 

Acredita-se que quando se dá tchau para alguém em cima de uma ponte, a estrutura da ponte "quebra" o elo que existe entre duas. Ou seja, se for uma amizade, ela amizade acabará.

14 - Bater na madeira (item extra, porque 13 pode dar azar) 

Se alguma dessas situações acontecer nesta sexta-feira, 13, reza a lenda que se bater na madeira três vezes, a má sorte será espantada e tudo dará certo no final.

 Dicas de filmes para assistir na sexta-feira 13

• Sexta-feira 13 (1980)

A franquia conta com 12 filmes. A história gira em torno do personagem Jason Voorhees, um garoto que se afogou num lago. Anos depois o local se torna cenário de uma série de assassinatos em massa.

 • Hora do Pesadelo (1994)

Um grupo de adolescentes  tem pesadelos horríveis, em que são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele aparece apenas durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. O nome do cara é Freddy Krueger.

Pânico (1997)

      O enredo gira em torno da personagem Sidney Prescott, que começa a desconfiar que a morte de dois adolescentes está relacionada com o falecimento de sua mãe, há cerca de um ano.

  • It: A Coisa (2017)

Em 1989, crianças começaram a desaparecer na cidadezinha de Derry. Liderado por Bill, um grupo de amigos investiga o caso e descobre uma ligação com o maligno palhaço Pennywise. É baseado no livro Stephen King.

*Reportagem da estagiária Lais Lima sob a supervisão de Henrique Amorim 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Inauguração SENAC
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: