Hemocentro volta a funcionar a todo vapor em 2023

Nova Friburgo intensificou suas campanhas no último ano e mostra-se esperançoso para 2023
terça-feira, 03 de janeiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, que atende Nova Friburgo e municípios da região, está abastecido com bolsas de sangue para eventuais necessidades do primeiro mês do ano e reabre para suas atividades hoje, dia 3. 

Feriadões e temporada de férias costumam ser os períodos com maior número de acidentes de trânsito nas estradas, por isso, é extremamente importante que se tenha um bom número de bolsas de sangue. É necessário o mínimo de 15 doadores diários para garantir um nível adequado no estoque, mas nem sempre o hemocentro consegue atingir essa meta. 

A pequena frequência de doadores pode comprometer a realização de cirurgias e para continuar socorrendo pacientes dos hospitais de Nova Friburgo e municípios vizinhos é fundamental a colaboração de todos que possam doar. 

Durante o ano de 2022, o Hemocentro de Nova Friburgo intensificou suas campanhas a fim de evitar escassez de bolsas de sangue durante a “virada” de ano, como aconteceu entre 2020 e 2021, quando houve uma queda de quase três mil bolsas. 

Requisitos para doação de sangue 

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: estar alimentado; evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue, caso a doação ocorra após o almoço, aguardar duas horas; ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. 

Impedimentos temporários

● Gripe, resfriado e febre: aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas; 

● Período gestacional; 

● Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

● Amamentação: até 12 meses após o parto; 

● Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

● Possui doenças crônicas ou transmissíveis;

● Pessoas que fizeram tatuagem, piercing e/ou micropigmentação nos últimos 12 meses; 

● Ter realizado endoscopia ou colonoscopia em seis meses.

O hemocentro, que funciona na Rua General Osório, 324, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro, retoma o funcionamento hoje, dia 3, e aguarda mais doação. A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Friburgo agradece a todos doadores que colaboraram em 2022 com essa boa ação.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: