Hemocentro recebeu dezenas de doadores neste sábado

“É muito bom ver esse lugar lotado assim. Felizmente o povo está abraçando a causa”, disse o diretor da unidade, Roberto Nidecker
sábado, 15 de fevereiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O saguão do Hemocentro cheio de gente neste sábado (Fotos: Fernando Moreira)
O saguão do Hemocentro cheio de gente neste sábado (Fotos: Fernando Moreira)

O sábado, 15, não foi de filas apenas para se vacinar contra o sarampo em Nova Friburgo. O Hemocentro Regional de Nova Friburgo Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, recebeu dezenas de doadores de sangue na chamada Campanha de Carnaval promovida pela unidade.

De acordo com o diretor do Hemocentro Roberto Nidecker, o estoque de sangue está em nível melhor do que estava antes do último sábado em que a unidade funcionou, no final de novembro do ano passado. No entanto, a necessidade de doações sempre existe, especialmente nessa época de folia, quando a demanda por bolsas de sangue aumenta bastante devido ao alto índice de acidentes registrado historicamente no período, por isso a necessidade de manter os estoques bem abastecidos.

“É muito bom ver o Hemocentro lotado assim. Felizmente o povo está abraçando a causa e hoje em dia já estamos registrando uma média de 12 a 13 doadores durante a semana. Esse número ainda é um pouco aquém do ideal, mas bem acima do que a gente costumava registrar no passado, que eram um ou dois doadores por dia, um número baixíssimo. Então, se Deus quiser vamos ter um carnaval tranquilo. Caso tenha alguma necessidade, estamos preparados para atender a demanda”, celebrou Roberto Nidecker.

A jovem aprendiz Ediellen Pereira (foto), de 20 anos, foi doar sangue pela primeira vez e o sorriso estampado no rosto dela demonstra que ela saiu de lá com a sensação de dever cumprido: “Está sendo super tranquilo. Quem quiser pode vir doar porque não tem perigo nenhum. É rápido e não dói nada. Eu já tinha vontade de doar, mas dia de semana fica difícil pra mim por causa do meu trabalho. E como abriu hoje (sábado), finalmente consegui vir. Está sendo muito bom. Gratificante”, disse a jovem.

Diferente da estreante Ediellen, alguns membros do Rotary Clube Nova Friburgo – Suspiro (foto) já são veteranos na doação de sangue e no apoio irrestrito às atividades promovidas pela unidade. Desta vez foram quatro representantes da entidade contribuir com a campanha de carnaval.

“O Hemocentro está sempre precisando de doações e colocamos como um dos projetos do nosso Rotary a colaboração com a unidade. A partir daí começamos a divulgar a campanha aos sábados, que é um dia que as pessoas têm maior disponibilidade para doar. Doamos também uma geladeira para armazenar os lanches dos doadores de sangue. Então a gente doa sangue, divulga nas redes sociais e em todos os outros clubes de Rotary as atividades do Hemocentro para ajudar a manter os estoques de sangue em dia”, afirmou a dermatologista Solange Gonçalves Freitas, membro do Rotary Suspiro.

O último mutirão de doação de sangue foi realizado no dia 23 de novembro do ano passado. Na ocasião, mais de 100 voluntários estiveram presentes no Hemocentro. Deste total, 86 foram considerados aptos a doar sangue pela equipe de enfermagem, um recorde para a unidade.

 

LEIA MAIS

Motivo é a celebração do Dia dos Pais no próximo domingo

Ajuda para categoria e também para caminhoneiros começará a ser paga na semana que vem

Subsídio para compra do combustível de cozinha subirá para R$ 110 este mês; o outro será de R$ 1 mil mensais

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra