Um espetáculo pensado e treinado em Nova Friburgo. Por friburguenses talentosos, que agora viajam o mundo para mostrar toda a beleza produzida no município. O Grupo Inec/Silvana Gym representou o Brasil no evento World Gymnaestrada 2023, promovido em Amsterdã, na Holanda. Além da apresentação, o grupo participou de diversos outros eventos em países vizinhos.
Os ginastas, por exemplo, se apresentaram na noite de Gala (FIG Gala), que reuniu os melhores grupos do mundo na modalidade de GPT. A delegação friburguense viajou primeiro para Alemanha, no dia 27 de julho, onde foram recebidos na prefeitura de Freiburg (Alemanha), pelo atual prefeito, Martin Horn, que ofereceu um tour pela cidade e um almoço para toda delegação.
“Na mesma tarde, fizeram oficinas de treinamento com o grupo Matrix e à noite um show para população de Freiburg, iniciando assim uma parceria para um futuro intercâmbio”, conta Silvana Noel, fundadora e coordenadora do grupo.
Em seguida, a equipe Silvana Gym foi para Rust, onde promoveu shows no Europa Park, considerado "o melhor parque do mundo" pelo 8º ano consecutivo.
Gymnaestrada
Foi a terceira vez na história que a Gymnaestrada Mundial foi realizada na Holanda. A primeira edição, em 1953, foi realizada em Rotterdam, e a de 1991 a Holanda também foi anfitriã. O que há de especial na Gymnaestrada Mundial é que, embora cada participante dê o seu melhor, nenhuma medalha é concedida. O evento terminou no Estádio Olímpico.
Depois de uma apresentação em grupo da Equipe Mundial de 1.540 membros, foi realizada a cerimônia de encerramento (com apresentação da cantora Emmaly Brown), atos de ginástica e partes regulares do programa. Assim, a bandeira da FIG foi transferida para a organização portuguesa de 2027. O vice-presidente da FIG, Ali Al-Hitmi, declarou o World Gymnaestrada fechado após um discurso de aceitação.
“Foi incrível, épico até, ver todos aqueles rostos felizes, sentir a intenção com que todos estavam ativos dentro e fora do ginásio. Todo mundo fez memórias para a vida aqui, eles nunca esquecerão Amsterdã. A organização conseguiu promover uma série de apresentações ao ar livre, os participantes continuarão sua festa dentro de casa. Por mais flexíveis e ágeis que sejam essas ginastas, a organização, os atletas e a torcida também se mostraram fora do tatame”, disse Rogério Valério, presidente da comissão de Ginástica para Todos da FIG.
A World Gymnaestrada é um evento global não competitivo realizado a cada quatro anos com o maior número de participantes ativos de qualquer evento esportivo de academia. A participação é aberta a todos, independentemente de gênero, idade, raça, religião, cultura, habilidade ou status social.
Todos os participantes treinam para realizar sua performance, mas esse não é o único objetivo. É mais sobre toda a experiência, as festividades e o sentimento de pertencimento. Orgulhosamente representando seu país, o evento tem um leve toque olímpico. Esportes de ginástica de todo o mundo se reúnem após vários anos, fortalecendo amizades internacionais e fazendo a ponte entre idiomas e diferenças culturais.
Um total de 487 grupos se apresentaram entre 30 de julho e 05 de agosto. Dança, acrobacia e ginástica se reuniram em 12 palcos do RAI, do Estádio Olímpico e do Vondelpark. A organização contou com a ajuda de 375 voluntários. Números que reforçam a dimensão e a importância do evento.
Deixe o seu comentário