Governo do Rio firma parceria com FBI para aprimorar técnicas de investigação

Witzel também apresentou projetos de infraestrutura à Agência Americana de Comércio e Desenvolvimento
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e o FBI (Federal Bureau of Investigation) firmaram na quarta-feira, 26, em Washington, uma parceria para trocar experiências e aprimorar as técnicas de investigação e inteligência no combate à criminalidade. 

O objetivo é realizar um intercâmbio de treinamentos e informações entre profissionais da agência federal americana e as polícias fluminenses. O Memorando de Entendimento foi assinado pelo governador Wilson Witzel e o diretor da Divisão de Investigação Criminal do FBI, Terry Wade.

“A nossa parceria é focada no combate ao tráfico de drogas e armas. Também vamos trocar informações sobre segurança virtual, para a proteção de dados públicos. Além disso, o Memorando vai  fortalecer o combate à lavagem de dinheiro. Com a nossa política de segurança, por exemplo, aumentamos em mais de 133% as investigações de lavagem de dinheiro e bloqueamos mais de R$ 85 milhões em bens de criminosos. Vamos trocar experiências”, explicou o governador.

O acordo de cooperação prevê ainda reuniões entre o FBI e o Estado do Rio. No ano passado, o governador recebeu, em reunião no Palácio Guanabara, uma delegação oficial do FBI, liderada pela diretora-executiva Amy Hass. No encontro, foi discutida uma maior integração entre as polícias do Estado do Rio e dos Estados Unidos, especialmente na área de inteligência policial.

Financiamentos para os projetos

Após a reunião com o FBI, Witzel encontrou-se com o diretor-geral da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA), Thomas Hardy, para discutir financiamentos para projetos e estudos em setores como transportes, inovação tecnológica, mobilidade e infraestrutura.

“O Governo do Rio de Janeiro vem dialogando com a USTDA para captar financiamentos para o estudo de modelagem do novo sistema de bilhetagem eletrônica metropolitana. Além disso, o Estado também apresentou 17 estudos da Secretaria de Transportes, da Subsecretaria de Óleo, Gás e Energia, do Instituto Rio Metrópole e da Secretaria de Ciência e Tecnologia. A ideia é que os estudos sejam aprovados para financiamento nos próximos meses”, ressaltou Witzel. 

Entre os projetos analisados pela USTDA estão o aproveitamento eficiente da água produzida nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) para abastecimento de polos produtivos no Estado do Rio, com a utilização de água de reuso; desenvolvimento do potencial de biogás; estudo de viabilidade técnica e financeira do Eixo Pavuna-Arco para extensão e integração de transporte coletivo; projeto multifuncional na bacia do Rio Alcântara, com foco na implantação de eixo de mobilidade urbana e a mitigação das enchentes na região; implantação de centros de inovação no estado; e integração e modernização de órgãos estaduais e municipais com a implantação do programa Metrópole Inteligente, oferecendo telecomunicações para rede de voz e dados em banda larga.

“Temos muitos parceiros no Brasil e queremos dar suporte e ajudar o governo do Rio na elaboração desses importantes estudos. Por isso, os nossos consultores já estão analisando os projetos que o estado tem nos apresentado”, revelou Hardy.

 

LEIA MAIS

“Evite problemas, brigas e tumultos. Divirta-se e mostre que Nova Friburgo sabe fazer um grande carnaval”, destaca Henrique Pessoa

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra