Goiaba, tangerina, caqui: as frutas típicas da nova estação

Seja qual for a estação, o Brasil é terra fértil e generosa
sexta-feira, 19 de março de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Goiaba, tangerina, caqui: as frutas típicas da nova estação

Refrescantes e ricas em água, as frutas frescas são facilmente consumidas nas estações mais quentes, mas postas de lado nos meses mais frios. Quando o clima começa a esfriar, o consumo desses alimentos costuma cair. E ainda tem aquela velha desculpa de que no outono — e mais ainda no inverno — temos a sensação de “fome” de doces e alimentos calóricos.

Ou seja, há aquela tendência de abandonar uma alimentação balanceada e saudável, o que não é legal. Segundo endocrinologistas, engana-se quem pensa que o outono não oferece boas opções para uma alimentação saudável, pois há muitas frutas próprias da época que podem, e devem, ser consumidas. E são tantas as opções! Confira, a seguir, o que o outono oferece: 

Abacate

Evita a fruta pelo alto teor de gordura? Não se preocupe, o abacate é rico em gordura boa que aumenta o colesterol bom e ajuda a combater o ruim. Esta propriedade ainda confere mais viço e elasticidade à pele. Outras vantagens da fruta, que pode ser consumida como sobremesa ou parte da salada, são a alta concentração de ferro e magnésio, além de vitamina C.

 

Banana

A fruta mais consumida pelos brasileiros é fonte de potássio, além de ser excelente para a saúde dos músculos e do coração. Além disso, seu alto valor calórico funciona como uma saudável fonte de energia.

 

Caqui

Com sabor adocicado e agradável, a fruta mais cobiçada da estação cai muito bem como sobremesa e é pra lá de saudável. Apesar de doce, é pouco calórica e fonte de ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Suas principais vantagens são a saúde da pele e dos olhos.

 

Carambola

Altamente hidratante e com poder diurético, a fruta deve ser evitada por pessoas que têm problemas renais. Mas se este não é seu caso, aproveite o alto teor de vitaminas A, C e do complexo B contidos na carambola. 

 

Figo

Fonte de zinco e fibras, o figo contém alto teor de antocianidina, substância de poder antioxidante presente em alimentos de coloração roxa. No entanto, a fruta deve ser consumida com moderação devido ao alto índice glicêmico. Outra dica é optar pelas frutas orgânicas, já que as produzidas em larga escala têm grande concentração de agrotóxicos em sua casca.

 

Goiaba

Seja na variedade vermelha ou branca, a goiaba possui alta concentração de cálcio, fósforo e ferro, além de muita fibra. E o melhor: contém pouco açúcar e gordura. A fruta é ideal para cuidar da saúde dos dentes e dos ossos, além de ser benéfica para o coração.

 

Tangerina

Rica em vitamina C e vitamina A, o suco de tangerina é um ótimo aliado contra gripes e resfriados. Mas, assim como a laranja, é preciso ser consumido com moderação devido ao alto teor de açúcar.

Estas são apenas algumas sugestões, pois ainda podemos desfrutar de coco, graviola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, pera e uva… Enfim, neste país abençoado pela natureza, frutas não faltam, seja qual for a estação!

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: