Fundação D. João VI terá exposição em homenagem aos 200 anos da Independência

Mostra de desenhos feitos por adolescentes, retratando o patrimônio histórico da região, celebrará a data especial
sexta-feira, 26 de agosto de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Fundação D. João VI terá exposição em homenagem aos 200 anos da Independência

No dia 7 de setembro, o Brasil vai comemorar os 200 anos da sua Independência, quando deixou de ser colônia de Portugal. Em homenagem a  data, a Fundação Dom João VI promoverá a exposição “Arte e Inspiração – Patrimônios de Nova Friburgo e Região em Desenhos ”. A mostra acontecerá no Cadima Shopping a partir do dia 5 com 62 desenhos, tanto do patrimônio edificado quanto do patrimônio natural de Nova Friburgo e região, feitos pelos adolescentes Ruan Azevedo Lopes de Carvalho, de 15 anos; Raíssa Veloso Silva, 14, e Ana Clara Veloso Silva, 10 (abaixo). Os três são alunos de escolas estaduais de Cantagalo e participaram de um concurso de desenho promovido pela prefeitura da cidade vizinha durante a pandemia.

Vendo a aptidão dos adolescentes, o professor de Artes, Gilson Andrade (abaixo), ofereceu aulas de técnicas de desenho e pintura gratuitamente fora do horário escolar e os estudantes puderam desenvolver ainda mais suas habilidades artísticas. Ao conhecer os trabalhos dos alunos do professor Gilson, e historiadora da Fundação Dom João VI, Ana Quaglino, e a pedagoga e conselheira da Fundação, Eliana Amil, constataram que eles traduzem de diversas formas o que o Programa de Educação Patrimonial da Fundação pretende. 

"As crianças já vinham trabalhando os patrimônios de Nova Friburgo e já haviam exposto alguns trabalhos no Galpão Cultural, de Bom Jardim, em março”, explicou Eliana. De acordo com a pedagoga, o Programa de Educação Patrimonial da Fundação Dom João VI desenvolve, a cada ano, projetos específicos dirigidos a públicos variados, sempre com o objetivo de divulgar e valorizar o patrimônio cultural de Nova Friburgo e região. “Desde 2020, já pensávamos em uma exposição sobre os desenhos trabalhados pelo professor e seus alunos. Em 2022, com o Bicentenário da Independência, a Fundação vislumbrou que seria oportuno mostrar os patrimônios edificados de Nova Friburgo e região”, explicou.

Os desenhos mostram os patrimônios, inclusive alguns que hoje não estão mais de pé, cujas fotos serviram de inspiração e pelo olhar de jovens estudantes, e também o patrimônio natural da região. O nome da exposição “Arte e Inspiração“  foi escolhido pelos artistas. Com curadoria de Maria Ana Quaglino e Eliana Amil, a exposição poderá ser visitada até 18 de setembro na Praça Central do Cadima Shopping. Também acontecerá uma oficina de desenhos com o professor Gilson Andrade, no dia 7 de setembro, às 14h, no espaço da exposição. São 40 vagas.  “Um dos objetivos do programa de educação patrimonial é levar a comunidade a conhecer seus patrimônios, estimulando o sentimento de pertecimento”, finalizou Eliana.

Coração de Dom Pedro I em exposição em Brasília

Para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil, o Ministério das Relações Exteriores abriu ontem, 25, a exposição “ Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I”, com a mostra do órgão do primeiro imperador do país. O órgão, de cerca de nove quilos, está exposto no interior de uma cápsula de vidro, na Sala Santiago Dantas, no Palácio do Itamaraty. O local está aberto a visitas agendadas de estudantes das escolas do Distrito Federal e, nos fins de semana, a visitação será aberta ao público em geral. No dia 7 de setembro, data da independência do Brasil, o coração estará em um evento, ao lado de outros chefes de Estado convidados.

Emprestado pelo governo português para ser exposto durante as comemorações no Brasil, o coração foi trazido de Portugal a bordo de um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB) e chegou a Brasília na segunda-feira, 22. O coração chegou ao Palácio do Planalto com honras de chefes de Estado. Ele foi trazido pela rampa do Palácio do Planalto e recebido pelo presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

A relíquia permanecerá até o dia 8 de setembro, quando será devolvido à Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, em cuja igreja, na cidade portuguesa do Porto, está guardada há quase 200 anos.

(Fonte: Agência Brasil)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: