Frio melhora um pouco a partir desta sexta, mas só dá trégua na quarta que vem

Há 10 anos capital não registrava temperaturas tão baixas; friburguenses disputam selfie com 1 grau
quinta-feira, 01 de julho de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Água de piscina congelada no Caledônia (Foto de leitor)
Água de piscina congelada no Caledônia (Foto de leitor)

A fase mais crítica desta primeira onda de frio do inverno 2021 já passou: as mínimas registradas em Nova Friburgo devem subir gradualmente nos próximos dias, segundo o Climatempo. No entanto, o friburguense só vai sentir um pouco mais de alívio na quarta-feira da semana que vem, quando os termômetros voltam a registrar temperaturas de dois dígitos (entre 10 e 21 graus).

Em Nova Friburgo, a estação do Inmet em Salinas, que registra as temperaturas oficiais, está desativada por causa da pandemia. Os termômetros de rua, no entanto, marcaram 1 grau no início da manhã desta quarta. Para o Climatempo, as temperaturas variaram entre 6 e 16 graus.

 A tarde desta quarta, 31, foi a mais fria do ano na cidade do Rio, com máxima de apenas 19,3°C na estação automática da Marambaia, do Inmet. Durante a madrugada de quinta, 1º de julho, a temperatura continuou em declínio e um novo recorde foi registrado. A capital teve a menor temperatura de 2021 até o momento.

A mínima foi de 8,7 graus na estação automática da Vila Militar, do Inmet. O recorde anterior era de 12,1 graus, no dia 15 de junho.

Além da madrugada mais fria de 2021, a cidade do Rio de Janeiro não registrava este valor desde 2016, quando também fez 8,7 graus no dia 13 de junho. No entanto, menor que este valor, só em 2011. Ou seja, há dez anos o Rio de Janeiro não registrava uma temperatura mais baixa que esta.

A tendência é que o frio da madrugada diminua nos próximos dias. As tardes também serão menos frias e não há mais chance para novos recordes no Rio de Janeiro.

Fenômeno raro

Como A VOZ DA SERRA vem noticiando, esta primeira forte onda de frio do inverno 2021 está sendo causada por um fenômeno raro: um ciclone subtropical que se desenvolveu entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul.  Em geral, este tipo de sistema se forma na costa do Sudeste. Segundo o Climatempo, esse ciclone, batizado de “Raoni” pela Marinha, se desprendeu de outro, que já estava em alto-mar e associado a uma grande frente fria.

Na manhã desta quinta-feira, 1º, quem levantou cedo e saiu de casa antes das 7h se surpreendeu com a temperatura congelante,  de apenas 1 grau Celsius,  registrada no termômetro localizado na Praça Marcílio Dias, no Paissandu. Apesar do anúncio de uma forte frente fria, muitos friburguenses se surpreenderam com a queda tão brusca. Pedestres e motoristas que passavam pelo local aproveitaram para tirar fotos e postar nas redes sociais. 

No Caledônia, o guia turístico Paulo Braga Júnior, o Juninho Te Leva, viu a superfície da água de uma piscina pela primeira vez ficar coberta por uma camada de gelo.

Segundo o site de meteorologia Metsul, esta onda polar trata-se da  maior anomalia negativa de frio no mundo fora do polos. Em nenhum lugar do planeta a temperatura ficou tão abaixo da média fora das regiões polares como a parte central da América do Sul.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima