Friburguense integra equipe que inspeciona produção de vacina na China

Suzanila Sanches verificou a produção da Coronavac. Na próxima semana será a vez de AstraZeneca
sábado, 05 de dezembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Suzanilla, ao centro, integra a equipe que viajou à China (Fotos: Pearson)
Suzanilla, ao centro, integra a equipe que viajou à China (Fotos: Pearson)

Na última segunda-feira, 30, a equipe de inspetores designados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) finalizou o primeiro dia de trabalho para verificação do processo de fabricação da vacina chinesa para o combate à Covid-19, CoronaVac. A friburguense Suzanila Sanches integra a equipe responsável pela inspeção.

No primeiro dia de inspeção, a friburguense e demais membros da equipe verificou os pontos do Sistema de Gestão da Qualidade Farmacêutica da empresa, como os gerenciamentos de riscos e documentos e o Plano Mestre de Validação. Foram verificados também os requisitos técnicos dos bancos sementes e celulares (partículas virais e células hospedeiras utilizadas na fabricação da vacina). Outra parte da equipe dedicou-se à verificação dos requisitos técnicos aplicáveis aos procedimentos de amostragem de matérias-primas, qualificação de fornecedores, sistema de numeração de lotes e qualificação de transporte.  

Os inspetores seguiram uma agenda que se estendeu até esta sexta-feira, 4, na empresa Sinovac Life Sciences Co – fabricante dos insumos utilizados pelo Instituto Butantan, de São Paulo, na produção da vacina CoronaVac. O cronograma incluiu em cada dia diferentes requisitos técnicos que foram constatados para avaliar se a fabricação da vacina transcorre de acordo com o regulamento de Boas Práticas da agência, o qual está alinhado aos regulamentos utilizados pelas principais agências sanitárias internacionais.

Após o término da inspeção da fábrica da Coronavac, os técnicos seguirão para a Wuxi Biologics, em Wuxi, onde verificarão os processos de fabricação da vacina AstraZeneca entre os próximos dias 7 e 11.

 

LEIA MAIS

Uma das mais experientes e respeitadas autoridades em saúde pública do município, subsecretária de Vigilância pede exoneração

Nova Friburgo ainda contabiliza outros 41 pacientes com suspeita da doença

Recorde anterior foi há duas semanas: 135 registros de Covid de um dia para o outro

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: covid | ANVISA | China