Friburgo volta à bandeira amarela, agora com duas semanas de validade

Prefeitura muda critérios e novo decreto flexibiliza ainda mais as regras para abertura do comércio
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Friburgo volta à bandeira amarela, agora com duas semanas de validade

Segundo anunciado pela prefeitura no início da noite desta sexta-feira, 21, através de ato oficial publicado no Diário Oficial eletrônico do município, Nova Friburgo passará para a bandeira amarela a partir da próxima segunda-feira, 24, agora até o dia 6 de setembro, em mais uma etapa da retomada gradual e segura das atividades. A partir de agora, a vigência da bandeira terá duração de duas semanas. Isso é o que definiu o decreto 678, publicado na mesma edição extra. A nova bandeira já foi aferida com base no novo cálculo.  

O novo decreto, além de ampliar o período de vigência de cada bandeira, também estabeleceu uma nova métrica para aferição das mesmas e os horários de funcionamento de cada setor dependendo da bandeira que estiver em vigor no município. A bandeira amarela é o segundo estágio mais brando de restrições e, segundo a prefeitura, indicam “risco baixo” de contágio do novo coronavírus. O estágio mais brando é a bandeira verde, seguida da amarela (que entrará em vigor nesta segunda), laranja, vermelha e roxa - estágio mais rígido de restrições.

A partir de agora, a métrica reguladora será composta por quatro indicadores (até então, cinco eram avaliados): taxa de ocupação média dos leitos de CTI/UTI e dos leitos de enfermaria especificamente para o tratamento de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19 no período de 14 dias; a taxa de letalidade do município de Nova Friburgo; variação do número dos novos casos positivos a cada 14 dias.

Cada um desses indicadores valerá um número, de acordo com a tabela elaborada pelo Governo Municipal. A soma dos indicadores que irá apontar a nova bandeira que será adotada na semana seguinte. Cabe ressaltar que, na nova métrica, exclui-se da conta a taxa de positividade (que era calculada dividindo-se o número de casos confirmados pelo número de testes realizados no período de uma semana).

O anúncio da bandeira continuará sendo feito às sextas-feiras e a vigência da mesma se dará apenas na segunda-feira seguinte. Portanto, até este domingo, 23, segue valendo na cidade a bandeira laranja. Somente na segunda-feira passará a valer a bandeira amarela, já com as novas regras impostas pela prefeitura.

O que pode funcionar em bandeira amarela:

  • Indústrias e confecções

Poderão ampliar sua capacidade para até 80%.

  • Comércio e prestadores de serviço

Poderão funcionar de 10h às 20h, de segunda a sábado.

  • Shopping centers

Poderão funcionar das 10h às 22h, exceto quando atingida a bandeira roxa.

  • Bares, restaurantes e lanchonetes

Poderão funcionar com até 70% da capacidade máxima de ocupação, com distanciamento mínimo de 1,5m entre as mesas, no horário compreendido entre 7h e 0h, sendo vedada a permanência de clientes no interior do estabelecimento após o horário limite, bem como o consumo no local e/ou nas proximidades dos estabelecimentos, ficando autorizado, no entanto, o funcionamento nas modalidades delivery e retirada do produto embalado.

  • Hotéis e pousadas

Poderão funcionar independente da bandeira. Quando fixada a bandeira roxa, deverão funcionar com apenas 30% da capacidade.

  • Visitações turísticas e/ou culturais

Poderão funcionar, exceto em bandeira roxa.

  • Auto-escolas

Poderão funcionar com capacidade reduzida a 50% e os alunos só poderão assistir a uma aula teórica por dia. Também é necessária a higienização dos veículos de instrução no início e ao final de cada aula prática.

  • Cursos livres

Poderão funcionar, exceto na bandeira roxa, com capacidade reduzida em 50%. A faixa etária dos alunos deverá ser a partir dos 18 anos, primando pelo isolamento social do público infanto-juvenil, por ser esta faixa etária possível vetor assintomático aos grupos de risco.

  • Instituições religiosas

Poderão funcionar, exceto em bandeira roxa, respeitando uma série de normas sanitárias.

  • Academias

Poderão funcionar com até 80% da capacidade. Por outro lado, seguem proibidas as atividades de desporto coletivo de contato, exceto aos clubes esportivos participantes de campeonatos e/ou competições oficiais já retomadas ou iniciadas por suas respetivas Federações e, respeitando, seus respectivos Protocolos Sanitários apresentados e aprovados pela Vigilância Sanitária Municipal. Também fica vedado o uso de bebedouros de água por pressão de uso coletivo.

  • Clubes sociais

Ficam autorizadas as atividades de caminhadas, restaurantes, bares e lanchonetes para o quadro social, vedada a aglomeração e devendo ser observado, obrigatoriamente, o regramento sanitário.

Seguem proibidas:

Mantêm-se suspensas as atividades relacionadas a eventos com aglomeração de público, inclusive os desportivos, cinemas, boates, teatros, casas de festas, casas de shows e afins, as saunas, piscinas, parquinhos, inclusive no interior de condomínios e clubes sociais e recreativos; estádios, campos, arenas, ginásios e afins.

Fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais, sejam elas artesanais ou não, em todo o território do município de Nova Friburgo, exceto para crianças menores de dois anos e pessoas incapazes de remover a máscara sem assistência. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra