Um acordo entre o Detran e a Polícia Militar já permite a realização de operações de fiscalização de trânsito em todo o Estado do Rio. As blitzes começaram no último fim de semana na Região Serrana, em Petrópolis, e nos municípios de Niterói, São Gonçalo e na capital. Só no primeiro dia das operações foram abordados mais de 300 veículos e emitidos, pelo menos 236 autos de infração, além de 15 apreensões. O município de Nova Friburgo será um dos próximo a receber a operação do Detran em conjunto com a PM.
Inspirada nas operações da Lei Seca, que reúne agentes de mais de uma instituição pública, a ação conjunta Detran e PM será realizada cada dia em vários municípios fluminenses. A parceria entre a Secretaria estadual de Polícia Militar e o Detran foi firmada para atender a duas finalidades: na área de segurança pública, reprimindo a ação de criminosos que circulam pelas vias urbanas utilizando motos e carros; a segunda é a identificação de veículos irregulares em circulação nas vias e de motoristas não habilitados com a consequente aplicação de sanções previstas em lei. “A população do estado do Rio de Janeiro só tem a ganhar com essas operações conjuntas. A parceria entre o Detran e a PM reforça ainda mais a importância da atuação do governo estadual na segurança pública e viária de todo o estado”, avalia o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.
O emprego de efetivo e viaturas nessas operações conjuntas segue o critério do grau de complexidade da região onde os agentes vão atuar. Os policiais militares fazem a primeira abordagem, determinando que os motoristas encostem o veículo na lateral da pista. Depois da checagem inicial dos documentos e de uma revista no veículo, os agentes do Detran fazem uma fiscalização mais detalhada, tanto na documentação como nos itens de segurança do veículo determinados pela legislação de trânsito, como condições de funcionamento e itens de segurança do veículo, como luzes de freios e marcha a ré, lanternas, setas, limpadores de pára-brisas.
Para o secretário estadual de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo de Lacerda, a nova parceria entre as duas instituições agrega muito valor à segurança pública do estado. “Estamos unindo as expertises de policiais militares na abordagem a veículos e de agentes do Detran no campo da fiscalização de trânsito, em benefício de toda a sociedade”, afirma o coronel Figueredo. “Nos últimos meses, o Detran vem intensificando as blitzes em todo o estado. Em algumas operações, utilizamos drones para ajudar a detectar pegas e fugas de blitzes”, completou o presidente do Detran, Adolfo Konder.
Deixe o seu comentário