Friburgo tem ações de incentivo ao aleitamento materno

Semana Mundial da Amamentação, teve como tema este ano: “Apoiar a amamentação por um planeta mais saudável”
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de promoção à saúde e o comprometimento de toda a sociedade, em favor do aleitamento materno, principalmente durante o momento sensível que a saúde vivencia em razão da pandemia. Com a organização da Subsecretaria de Atenção Básica e da Área Técnica de Saúde da Criança, Adolescente e Aleitamento Materno, além da Rede Cegonha do Hospital Maternidade Márcio Dutra de Castro, os profissionais de saúde do município, formaram na última semana uma equipe de apoio às mães friburguenses promovendo atividades de conscientização sobre a importância do aleitamento materno.

Segundo a enfermeira Renata da Silva Oliveira, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança, Adolescente e Aleitamento Materno da Subsecretaria de Atenção Básica de Nova Friburgo, em parceria com a enfermeira Beatriz Maria Teixeira, do Banco de Leite Humano e representante da Rede Cegonha no Hospital Maternidade, estudos comprovam que a criança que é amamentada com o leite materno, recebe anticorpos essenciais que resultam na aquisição de maior imunidade e consequentemente de menor incidência de doenças preveníveis, além de todos os benefícios que a amamentação traz para a mãe e o bebê.

Ações de conscientização durante o mês

 As ações se estenderão ao longo deste mês nas unidades de saúde através de painéis e murais comemorativos, intensificação das orientações às gestantes, puérperas (mulheres com até 45 após o parto) e suas famílias, distribuição de cartilhas para os profissionais da Atenção Primária em Saúde e do Hospital Maternidade.

Nesta quarta-feira, 12, será promovida, virtualmente, uma capacitação para servidores. A equipe de Educação Permanente da Subsecretaria de Atenção Básica trará a amamentação como tema nas seguintes abordagens com a participação de convidados: “Amamentação por um Planeta Saudável”, com a pediatra e membro do Grupo Técnico Interinstucional de Aleitamento Materno da Secretaria estadual de Saúde, Rosane Siqueira; “Amamentação em Tempos de CovidD-19”, com a enfermeira Beatriz Maria Teixeira, representante da Rede Cegonha no Hospital Maternidade e também enfermeira do Banco de Leite Humano de Nova Friburgo e “A importância da Sala de Vacina BCG e do Serviço de Puericultura para o Aleitamento Materno”, com a enfermeira Renata da Silva Oliveira, representante da Área Técnica de Saúde da Criança, Adolescente e Aleitamento Materno do município.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra