Friburgo tem 254 áreas de risco com 7.500 casas e 30 mil pessoas

Em entrevista exclusiva ao AVS, secretário municipal de Defesa Civil orienta o que fazer em caso de chuvas fortes
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Evi Gomes da Silva, secretário municipal de Defesa Civil (Arquivo pessoal)
Evi Gomes da Silva, secretário municipal de Defesa Civil (Arquivo pessoal)

A catástrofe que aconteceu em Petrópolis no último dia 15 acendeu a luz amarela em Nova Friburgo. As lembranças e o trauma da tragédia de 2011 e o medo de que algo semelhante volte a acontecer tomou conta de muitos friburguenses, principalmente com as chuvas que caíram na cidade na última terça-feira, 22, quando vários vídeos e fotos de áreas afetadas pelas águas foram compartilhadas pelas redes sociais. De acordo com a Defesa Civil municipal, nesse dia, as sirenes em algumas áreas de risco foram acionadas, mas ninguém compareceu aos postos de apoio. Felizmente, não houve registros de desmoronamento de casas e mortes, mas a conscientização sobre o que fazer em caso de chuvas fortes deve ser constante. A VOZ DA SERRA conversou com o Secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, Evi Gomes da Silva, que passou um panorama da situação da cidade e orientações sobre o que fazer quando a cidade for atingida por chuvas intensas.  

A VOZ DA SERRA: Desde setembro, Nova Friburgo está registrando chuvas constantes. O solo está encharcado. Isso é sinal de alerta para a cidade?

Evi Gomes da Silva: Sim, o solo está muito encharcado e estamos bastante preocupados. Diante disso, recomendamos à população que mora em área de risco, atender as orientações da Defesa Civil, principalmente, se acionarmos as sirenes. Nessa semana, por três vezes, acionamos as sirenes, e infelizmente, ninguém compareceu aos pontos de apoio. Graças a Deus, não houve consequências graves, mas não podemos contar com a sorte.

Na última terça-feira, 22, houve alguns registros de problemas causados por temporais. Qual o volume de chuva na ocasião?

Em uma hora registramos 56 milímetros na Granja Spinelli. Em quatro horas, 78,6 mm com um acumulado mensal de 311 mm.

Quantos chamados nesse dia? Para quais problemas e em quais localidades?

Foram 31 ocorrências nesse dia. As mais relevantes foram três quedas de encostas em São Geraldo, Mury e Catarcione. Outros cinco chamados foram para ameaça de deslizamento e um para ameaça de desabamento de imóvel. A maioria foi para vistoria técnica em árvores, com seis ocorrências em cinco bairros diferentes.

Quantas áreas de risco existem hoje em Nova Friburgo? Quais os riscos desses locais?

Foram mapeadas 254 áreas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), após a tragédia em 2011, que apresentam riscos de deslizamento, inundação, alagamento e, em alguns, ocorrem enxurradas devido à inclinação.

Qual estimativa do número de casas em áreas de risco? E de moradores?

Aproximadamente 7.500 residências ocupadas por cerca de 30 mil pessoas.

Existem, hoje, moradores em casas condenadas pela Defesa Civil? Se sim, quantos?

Sim, a Defesa Civil ao interditar uma residência, encaminha a família para Secretaria Municipal de Assistência Social. Infelizmente, algumas resistem e não saem. Outras, após saírem, têm suas residências invadidas por outras famílias, trazendo muita dificuldade para o poder público ter o controle do número exato.

Em todos os locais considerados de risco existem sirenes?

Sim. Em todas as localidades de alto risco dispomos desses equipamentos de alerta-alarme. 

Quantos pontos de apoio têm na cidade? Todos estão sinalizados?

 São 68 pontos de apoio, para onde as pessoas que moram em áreas de alto risco podem ir, em caso de acionamento das sirenes. Todos estão sinalizados.

Houve algum encontro com líderes dessas comunidades para conscientizar sobre a importância dos moradores irem para os pontos de apoio em caso de alerta das sirenes? De quanto em quanto tempo há simulações para esse tipo de movimentação?

Essas sirenes estão instaladas há mais de nove anos. Nesse período, houve treinamento com simulados em todas as localidades, entretanto, durante a pandemia não houve encontro devido ao risco de contaminação. Antes da pandemia, os simulados eram feitos anualmente.

Em caso de chuvas fortes, o que os friburguenses devem fazer?

Se estiverem em uma área de risco e a sirene for acionada, os moradores devem dirigir-se ao ponto de apoio e seguir as orientações dos técnicos que estarão no local. Se estiver na rua, devem procurar um abrigo seguro e aguardar a chuva passar. Não entrar em local alagado, nunca enfrentar uma enxurrada e atentar sempre para os avisos oficiais da Defesa Civil.

Além das sirenes, a Defesa Civil também envia comunicados por SMS. Como se cadastrar para receber?

Através do número 40199, enviando na mensagem de texto com o número do CEP do local onde mora, podendo cadastrar um CEP por mensagem. Caso queira cadastrar outro CEP é só repetir o cadastro.

Em quais casos os cidadãos podem chamar a Defesa Civil para fazer uma vistoria em suas casas?

Todas as vezes que notarem qualquer alteração na estrutura do imóvel (trincas, rachaduras em paredes, portas ou janelas emperradas) e recalque ou rachadura no terreno, também, inclinação em postes e/ou árvores. Ligue 199 e solicite a vistoria da Defesa Civil.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima