Nova Friburgo está representada na disputa da Copa Noroeste, promovida nas categorias Sub-15 e Sub-17, contando com a participação de equipes de diversas cidades do Rio de Janeiro. A competição teve início no último dia 3 e prossegue até novembro, com 15 times divididos em três grupos. Os dois primeiros colocados e os três melhores terceiros avançam para as quartas de final.
Nesta fase regional, o Grêmio e o Friburgo Sporting estão representando o município, sendo que a equipe do distrito de Conselheiro Paulino já fez a sua estreia na competição. Contra o Valonense, o Grêmio acabou não somando pontos, sendo derrotado por 2 a 0 no Sub-15 e por 1 a 0 na categoria Sub-17. Santa Maria Madalena e Cordeiro são os outros dois times integrantes do grupo.
De folga na primeira rodada, o Friburgo Sporting aproveitou para intensificar a sua preparação. Na última semana foi promovido um amistoso contra o Motorista, do município de Rio Bonito, e a equipe friburguense levou a melhor. As partidas aconteceram no estádio Márcio Branco, em Stucky, e no Sub-15, o Friburgo aplicou 5 a 2. Thiago Milhorance, Pedro Arthur e Lucas Gabriel, com dois gols, foram os autores dos gols do jogo. Assim, o time treinado por Matheus Cabanãs encerra a série de jogos preparatórios para o Noroeste com cinco vitórias. Além da equipe do Motorista, o clube enfrentou o Stucky, São Miguel, Saquarema e o projeto Bola na Rede.
Já a categoria Sub-17 venceu o mesmo rival por 4 a 0, com os gols marcados por Guilherme Santana, Arthur Perrut, Carlos Wendel e Gabriel Costa. A estreia na Copa Noroeste acontece no próximo sábado, 16. Após a fase de classificação, os confrontos para definir os semifinalistas acontecerão sem vantagem alguma, em duas partidas, com a decisão nas penalidades em caso de empate na soma dos placares.
A final acontecerá em jogo único, também sem vantagem, sendo que se uma equipe conseguir levar as duas categorias para a final, terá o mando de campo. Do contrário essas definições serão feitas através de sorteio.
Frizão inicia disputa por vaga nas semifinais da Copa Rio
O Friburguense vive grande momento na temporada. Somando as duas rodadas finais da Série A2, a primeira da Série B1 e as quatro partidas pela Copa Rio, o time comandado por Gerson Andreotti acumula cinco vitórias e dois empates. O ataque funciona, e a defesa está cada vez mais firme. Há motivos de sobras para acreditar que o Tricolor da Serra poderá terminar 2023 dando a volta por cima.
Uma das boas possibilidades que se apresentam, além do retorno à A2, é a chance de voltar a disputar uma competição nacional. Na prática, restam quatro jogos para alcançar o objetivo e o primeiro deles acontece nesta quinta-feira, 14, quando o Frizão inicia o confronto pelas quartas de final da Copa Rio contra o América, às 14h45 no Giulite Coutinho. A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira, 20, neste mesmo horário, no Eduardo Guinle.
A Copa Rio reúne times das séries A1, A2, B1 e B2, selecionadas dentro da melhor classificação nos respectivos campeonatos estaduais de 2022. As partidas são realizadas em sistema de cruzamento olímpico, ida e volta. O grande campeão terá a opção de escolher entre as disputas da Copa do Brasil ou da Série D do Campeonato Brasileiro em 2024.
Deixe o seu comentário