Friburgo sendo Friburgo: verão só durou 24 dias

Outono chega derrubando temperaturas em mais de 10 graus, antecipando frio de inverno
quarta-feira, 23 de março de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Céu de chuva em Nova Friburgo visto do Alto das Braunes (Foto: Rosemarie Künzel)
Céu de chuva em Nova Friburgo visto do Alto das Braunes (Foto: Rosemarie Künzel)

Durou exatamente 24 manhãs de céu azul o verão 2022 em Nova Friburgo. Depois de vários episódios seguidos de ZCAS, o canal de umidade da Amazônia que trouxe chuvas constantes desde a primavera, em setembro passado, os friburguenses tiveram uma trégua justamente na sexta-feira de carnaval, 25 de fevereiro. Desde então, até a noite do último domingo, 20 de março, dias ensolarados marcaram presença, as temperaturas subiram e não choveu significativamente na cidade.

Na noite de domingo, no entanto, horas depois da chegada oficial do outono, o panorama mudou completamente. A chuva torrencial no início da madrugada, que não chegou a atingir todos os bairros, foi forte o suficiente para provocar enchentes. Em Mury, por exemplo, a pista da RJ-116 ficou coberta por água durante toda a madrugada, impedindo a passagem de veículos.

Mas o que surpreendeu mesmo os friburguenses foi a  queda brusca de temperatura, de mais de dez graus, neste início de semana. Na noite desta terça, 22, por exemplo, por volta das 20h, os termômetros de rua do Paissandu e da Avenida Alberto Braune marcavam, respectivamente, 11 e 12 graus. O frio cortante começou a ser sentido na tarde de segunda-feira, 21.

Primeira onda de frio intenso em meados de maio

O Climatempo voltou a alertar que é fake a notícia de uma onda de frio que promete ser a mais intensa dos últimos cem anos. O áudio que voltou a circular em redes sociais diz que não é um frio normal e que pode nevar até em São Paulo.  

Nesta terça houve recorde de menor temperatura do ano em várias cidades do Sudeste.  O Climatempo informa que apenas regiões mais altas podem ter geada em março e abril. A primeira onda de frio intenso deste outono está prevista para chegar a partir da segunda quinzena de maio.

Segundo o instituto, com a chegada do outono é normal que as temperaturas comecem a cair. A queda dos últimos dias se devem à passagem de uma frente fria, a primeira que conseguiu furar o bloqueio da massa de ar seco que se formou desde o carnaval. 

 

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima