Friburgo se prepara para aderir ao sistema “Defesa Civil Alerta”

Novidade garante o envio de mensagens de alerta sobre chuvas fortes a celulares mesmo sem conexão de wi-fi
quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Defesa Civil de Nova Friburgo esteve representada, nesta semana, pelo secretário municipal de Defesa Civil, o major bombeiro Evi Gomes da Silva; pelo coordenador operacional, capitão BM Luciano Luiz da Silva; e pelo chefe do setor de Monitoramento, Alerta e Alarme, subtenente Jailton Schumacker, no seminário de preparação para chuvas intensas promovido pela Redec 8 – Região Serrana II, setor da Defesa Civil do Estado.

O encontro, realizado no quartel do 6° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (GBM) de Nova Friburgo, contou com a presença do CBA Serrana, Cemaden-RJ, secretarias e coordenadorias municipais de Defesa Civil pertencentes à Redec 8 – Serrana II e o Instituto Friburgo Solidário. O seminário teve como objetivo a instrução para a apresentação do novo sistema de envio de mensagens por celular "Defesa Civil Alerta".

A nova ferramenta, que já está sendo testada pelos municípios de Petrópolis e Angra dos Reis, antes de ser implantada nos demais municípios do Estado do Rio, é totalmente gratuita e não exige cadastro prévio, nem indicação do CEP de onde se mora. Compatível com as redes 4G e 5G, o sistema garante o envio de alertas aos celulares a toda a população, principalmente os moradores de áreas de risco cadastrados na Defesa Civil, mesmo sem conexão Wi-Fi. 

Os avisos aparecerão na tela do celular, sobrepondo qualquer aplicativo, chamando a atenção do usuário. Ou seja, sem necessidade de cadastro, as pessoas que estiverem em áreas de risco receberão automaticamente no celular uma mensagem com aviso sonoro, sinal vibratório e orientações claras sobre como se proteger.

Os dois tipos de alertas do sistema "Defesa Civil Alerta" são:

  • Alerta Extremo: a urgência é imediata! A população deve adotar medidas de autoproteção naquele exato momento.
  • Alerta Severo: a urgência não é imediata, mas é importante ficar atento. A população tem um pouco mais de tempo para se preparar e se proteger.

Ambos os alertas indicam ameaças críticas à vida, à propriedade e à infraestrutura. Fique sempre atento e siga as orientações da Defesa Civil. Em caso de emergências, ligue 199. Ainda não há data prevista para implantação do novo sistema em Nova Friburgo. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: