A Defesa Civil de Nova Friburgo esteve representada, nesta semana, pelo secretário municipal de Defesa Civil, o major bombeiro Evi Gomes da Silva; pelo coordenador operacional, capitão BM Luciano Luiz da Silva; e pelo chefe do setor de Monitoramento, Alerta e Alarme, subtenente Jailton Schumacker, no seminário de preparação para chuvas intensas promovido pela Redec 8 – Região Serrana II, setor da Defesa Civil do Estado.
O encontro, realizado no quartel do 6° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (GBM) de Nova Friburgo, contou com a presença do CBA Serrana, Cemaden-RJ, secretarias e coordenadorias municipais de Defesa Civil pertencentes à Redec 8 – Serrana II e o Instituto Friburgo Solidário. O seminário teve como objetivo a instrução para a apresentação do novo sistema de envio de mensagens por celular "Defesa Civil Alerta".
A nova ferramenta, que já está sendo testada pelos municípios de Petrópolis e Angra dos Reis, antes de ser implantada nos demais municípios do Estado do Rio, é totalmente gratuita e não exige cadastro prévio, nem indicação do CEP de onde se mora. Compatível com as redes 4G e 5G, o sistema garante o envio de alertas aos celulares a toda a população, principalmente os moradores de áreas de risco cadastrados na Defesa Civil, mesmo sem conexão Wi-Fi.
Os avisos aparecerão na tela do celular, sobrepondo qualquer aplicativo, chamando a atenção do usuário. Ou seja, sem necessidade de cadastro, as pessoas que estiverem em áreas de risco receberão automaticamente no celular uma mensagem com aviso sonoro, sinal vibratório e orientações claras sobre como se proteger.
Os dois tipos de alertas do sistema "Defesa Civil Alerta" são:
- Alerta Extremo: a urgência é imediata! A população deve adotar medidas de autoproteção naquele exato momento.
- Alerta Severo: a urgência não é imediata, mas é importante ficar atento. A população tem um pouco mais de tempo para se preparar e se proteger.
Ambos os alertas indicam ameaças críticas à vida, à propriedade e à infraestrutura. Fique sempre atento e siga as orientações da Defesa Civil. Em caso de emergências, ligue 199. Ainda não há data prevista para implantação do novo sistema em Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário