Somente nesta quarta-feira, dia 19, um total de 528 testes de Covid-19 foram realizados nos pontos de triagem SUS de Nova Friburgo. Deste total, 270 resultaram positivo (51,13%) e 258, negativo (48,86%). Ou seja, a cada teste realizado na cidade, a tendência de dar positivo é ligeiramente maior.
Para dar mais transparência ao atual cenário epidemiológico da cidade, a prefeitura decidiu reformular os boletins sobre a Covid-19. A partir de agora, serão informados diariamente, também, o número de testes realizados em todos os pontos de triagem SUS do município, junto com os dados de positivos e negativos. Desta forma, segundo a prefeitura, será possível saber quantos positivos ativos há em Nova Friburgo, no momento, em isolamento domiciliar e hospitalizados.
Os atuais pontos de testagem SUS em Friburgo são o da Via Expressa, a UPA de Conselheiro Paulino e o localizado no distrito de Lumiar. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que somente pacientes com sintomas, na janela de cinco a sete dias após o contágio, podem fazer o teste de detecção do coronavírus pelo Swab nasal. Já as pessoas com mais de oito dias de sintomas devem fazer o teste com amostra sanguínea, disponível apenas na Via Expressa.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estoque de testes é considerado suficiente para atender a demanda.
A prefeitura lembra que o outro boletim, detalhando o número de casos, que contém os dados registrados no e-SUS, continuará sendo feito. No entanto, se um friburguense, por exemplo, fez mais de um teste de detecção de Covid-19, o sistema registrará apenas um, o que pode ocasionar divergência com os números do novo boletim, do número de testes.
Devido a dificuldades técnicas apresentadas no sistema que consolida os dados, não foi possível divulgar o boletim de casos desta quarta, sendo divulgado apenas o da ocupação dos hospitais.
Ampliação de leitos
Para dar conta do súbito aumento da demanda de pacientes com Covid, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo ampliou ainda mais a oferta de leitos de enfermaria para tratar a doença. Só no Hospital Municipal Raul Sertã, a quantidade de leitos disponíveis aumentou de 11 para 23, dos quais 20 já estavam ocupados nesta quarta-feira.
Com a ampliação de leitos no Raul Sertã, o total de vagas em toda a cidade, que eram 33, aumentou para 45, conforme o último boletim divulgado pela prefeitura. Na enfermaria Covid da Unimed, que tem seis leitos, já não há vagas. A situação é mais tranquila no São Lucas, com dois dos quatro leitos ocupados, e no Serrano, cuja enfermaria estava com seus 12 leitos vazios.
O Raul Sertã já tinha ficado sem vagas na enfermaria na quinta-feira passada, quando ampliou o número de leitos de seis para 11, internando sete pessoas e ficando mais desafogado. Mas esses 11 deixaram de ser suficientes.
Já nas UTIs, está mantida, por enquanto, a disponibilidade de 28 leitos totais para Covid, dos quais quatro estavam ocupados nesta quarta, um em cada hospital da cidade.
Após um mês sem nenhuma morte por Covid-19, Nova Friburgo registrou mais dois óbitos por Covid desde o último sábado, 15. Até então, a última morte por Covid havia sido registrada em 14 de dezembro. Conforme o último boletim, divulgado na noite desta terça, 18, no total a cidade registra agora 870 mortes pela doença. Outras duas estão sendo investigadas.
Deixe o seu comentário