A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, fará parte de uma pesquisa genômica feita pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, com instrução do Ministério da Saúde. O objetivo principal do estudo é identificar qual a variante da Covid-19 que está circulando no município, a partir das internações recentes de pacientes acometidos pelo coronavírus nos setores de enfermaria e UTI destinados exclusivamente ao tratamento da Covid-19 nos hospitais pertencentes à Rede Nacional de Vigilância Hospitalar.
Ao todo 30 materiais serão coletados para a análise, através do exame PCR, e encaminhados para o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), no Rio de Janeiro. Não foi determinado público específico, porém é necessário que o infectado esteja internado no Hospital Municipal Raul Sertã, que é o único da rede pública em Nova Friburgo.
Além disso, junto com o material, será preenchido um formulário com informações básicas, como dados pessoais e informações vacinais, caso o paciente tenha se imunizado contra a Covid-19. A prefeitura terá um prazo de três semanas para encaminhar as amostras ao Lacen, na capital.
A expectativa da Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo é que com o resultado dos exames, a prefeitura possa continuar monitorando os casos de variantes, e assim, evitar o número de novas infecções.
Deixe o seu comentário