Depois de oito semanas seguidas de bandeira vermelha, Nova Friburgo entra no mês de fevereiro em bandeira laranja. O estágio passa a valer a partir desta segunda-feira, 1º, e o outro domingo, 7.
A bandeira laranja - que significa “risco moderado” de contágio pelo coronavírus - libera atividades comerciais que estavam restritas, como bares, lanchonetes e restaurantes.
Na próxima sexta-feira, 29, será realizada uma nova aferição para definir a cor da bandeira que valerá na semana seguinte.
O que poderá funcionar a partir da próxima segunda-feira:
- Indústria: funcionarão com capacidade até 60%;
- Comércio e serviços: autorizado de 10h às 19h, de segunda a sábado;
- Bares e congêneres: autorizado com 30% da capacidade, das 7h às 19h
- Restaurantes, lanchonetes e praças de alimentação de shoppings: autorizado com 40% da capacidade, das 7h às 23h
- Barbearias e salões de beleza: poderão funcionar por meio de agendamentos. Não será permitida a espera dentro do estabelecimentos;
- Hotéis e pousadas: funcionarão com lotação máxima de 60%;
- Clubes sociais: liberados para até 40% de capacidade, vedadas atividades de contato;
- Turismo e parques: liberados;
- Instituições religiosas: liberados para funcionar com até 60% da capacidade;
- Academias: funcionarão com 60% da capacidade;
- Shoppings: liberados
Na rede social da prefeitura, o prefeito Johnny Maycon comemorou. “O decreto funcionou! Após adotar medidas mais restritivas durante a bandeira vermelha, a transmissão da Covid-19 foi controlada, a taxa de ocupação dos hospitais diminuiu consideravelmente e Nova Friburgo chegou à bandeira laranja, que entrará em vigor a partir da próxima segunda. Vencemos o momento mais crítico da pandemia até aqui, mas continuamos na luta contra o novo coronavírus. Não relaxem as medidas preventivas, continuem usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento recomendado”, afirmou.
Em 24h, 84 novos casos e um óbito
De acordo com o boletim sobre Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo na tarde desta sexta-feira, 29, subiu para 9.228 o número total de casos totais confirmados da doença no município – um aumento de 84 novos casos em 24 horas. Do total de infectados, 646 são profissionais de saúde, com quatro óbitos confirmados na categoria. Ao todo, o município registra 268 mortes, uma a mais de quinta para sexta.
Nova Friburgo contabiliza ainda outros 31 pacientes com suspeita da doença. Destes, 12 estão em casa aguardando resultados dos exames, 15 estão internados e ainda há quatro óbitos em investigação.
A prefeitura também informou o registro de 4.152 pacientes recuperados e 9.847 casos descartados. Ainda de acordo com o boletim, ao todo, 19.106 testes de Covid-19 foram realizados no município até agora, sendo que 48,29% testaram positivo.
Ocupação de leitos
Ainda de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, a taxa média de ocupação dos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta sexta-feira, nos hospitais locais, foi de 52,38%: (Raul Sertã: 65%); (Unimed: 40%); (São Lucas: 40%); e (Serrano: 50%). Dos 42 leitos disponíveis, 22 estavam ocupados.
Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação está em 39,19%: (Raul Sertã: 57,89%); (Unimed: 52%); (São Lucas: 15%); (Serrano: 20%). Dos 61 leitos disponíveis, 29 estavam ocupados.
Deixe o seu comentário