A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou na tarde desta sexta-feira, 18, que a cidade permanecerá em bandeira vermelha por pelo menos mais uma semana – entre os dias 21 e 27 de dezembro –, quando será feita nova aferição para definir a cor da bandeira que valerá na semana seguinte. Portanto, o município vai passar a semana do Natal com “risco alto” de contágio pelo novo coronavírus, de acordo com a métrica estabelecida pelo Governo Municipal.
Com a manutenção da cidade no estágio de bandeira vermelha, seguem valendo as regras para o funcionamento dos diversos setores da economia friburguense que constam do decreto 820, publicado no último dia 7 de dezembro.
Desta forma, as indústrias ficam autorizadas a funcionar com 65% da capacidade de operação; o comércio de rua poderá abrir as portas de 7h às 22h, todos os dias da semana; bares e lanchonetes podem funcionar com apenas 30% de sua capacidade, das 7h às 20h; já os restaurantes podem funcionar até as 23h, porém, com capacidade reduzida a 30%; os shopping centers podem funcionar das 9h às 22h, todos os dias da semana; hotéis e pousadas podem receber hóspedes normalmente; as atividades de turismo e visitação a parques também está liberada; autoescolas podem operar com 50% da ocupação de aulas teóricas por dia; academias podem abrir com 40% de sua capacidade; e os clubes sociais podem abrir apenas para caminhadas e sócios com 30% de sua capacidade em parques aquáticos, saunas e piscinas.
Por outro lado, mantém-se suspensas as atividades relacionadas a eventos com aglomeração de público, inclusive os desportivos, boates, teatros, casas de shows e afins, parquinhos insfantis - inclusive os localizados no interior de condomínios e clubes sociais e recreativos -; estádios, campos, arenas, ginásios e afins. Fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em todo o território do município. Essa determinação só não vale para crianças menores de dois anos e as pessoas incapacitadas ou incapazes de remover a máscara sem assistência.
Boletim de sexta
De acordo com o mais recente Boletim Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo no início da noite desta sexta-feira, 18, subiu para 6.032 o número total de casos totais confirmados de Covid-19 no município – um aumento de 105 novos casos em 24 horas. Do total de infectados, 550 são profissionais de saúde, com quatro óbitos confirmados na categoria. Ao todo, o município registra 195 mortes.
O boletim não registra aumento de casos em profissionais de saúde nas últimas 72 horas.
A cidade contabiliza ainda outros 37 pacientes com suspeita da doença. Destes, 16 estão em casa aguardando resultados dos exames, 16 estão internados e ainda há cinco óbitos em investigação. A prefeitura também informou o registro de 2.714 pacientes recuperados e 8.948 casos descartados. Ainda de acordo com o boletim, ao todo, 15.017 testes de Covid-19 foram realizados no município até agora.
Leitos
Ainda de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, a taxa média de ocupação dos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta sexta-feira, nos hospitais locais foi de 69%: (Raul Sertã: 55%); (Unimed: 100%); (São Lucas: 60%); e (Serrano: 100%). Dos 42 leitos disponíveis, 29 estavam ocupados. Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação está em 82,4%: (Raul Sertã: 89,5%); (Unimed: 100%); (São Lucas: 70%); (Serrano: 60%). Dos 61 leitos disponíveis, 56 estavam ocupados.
Já a Secretaria de Estado de Saúde do Rio informa que registra, até esta sexta-feira, 402.480 casos confirmados e 24.351 óbitos por coronavírus no estado. Há ainda 317 óbitos em investigação e 2.454 foram descartados. Entre os casos confirmados, 371.036 pacientes se recuperaram da doença.
Ponto facultativo
O decreto municipal publicado nesta sexta, em Diário Eletrônico, considerou facultativo o ponto nas repartições públicas municipais nos dias 24 (quinta-feira) e 31 (quinta-feira), exceto naquelas cujo expediente seja considerado indispensável e em especial nas unidades de saúde com atendimento 24 horas e na Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana.
Deixe o seu comentário