Cerca de 60 empresas de Nova Friburgo e região participaram na última semana de um encontro gratuito promovido pela representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) no Centro-Norte fluminense sobre os principais desafios e preocupações quanto às Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho (NRs) e o eSocial. A ação realizada no Senai Espaço da Moda, no Paissandu, teve a parceria dos sindicatos das inústrias do Vestuário, Alimentação, Gráficas, Metal Mecânico e Construção Civil.
No encontro, empresários, contadores, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, além de representantes de empresas de diversos setores esclareceram dúvidas sobre as mudanças e adequações exigidas nas NRs e envios dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no início de 2023 para o eSocial.
“A presença de aproximadamente 80 pessoas, representantes de diversos segmentos, demonstra a relevância do tema e a importância do nosso apoio e orientação para que todos estejam bem informados e adequados às novas regras. Nós vamos continuar oferecendo esse suporte, caso ainda haja alguma dúvida, para garantir o bom funcionamento e evitar os danos e prejuízos dessas empresas”, ressaltou Márcia Carestiato Sancho, presidente da representação regional da Firjan no Centro Norte Fluminense.
A partir da semana que vem as empresas que não cumprirem a aplicação das novas NRs poderão ser multadas. Por isso, a urgência da adaptação: “O novo conteúdo das NRs requer atenção por parte das empresas, sobretudo no que se refere aos riscos de acidente”, recomenda José Luiz Barros, gerente Institucional de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan.
Em relação ao eSocial, a obrigação da substituição do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) de papel por meio eletrônico valerá a partir de 2023. Mas as empresas já devem se preparar. “O módulo das informações de SST tem gerado muitas dúvidas. É importante que as empresas usem o ano de 2022 como aprendizado para a preparação da mudança, para em 2023 ter todo o processo executado”, comenta Barros.
Live sobre eSocial e NRs
Diante da urgência nas adaptações, que geram inúmeras dúvidas sobre os temas, no dia 12 de abril, às 16h, a Firjan Centro-Norte vai promover a live: “SST no eSocial e Normas Regulamentadoras”, com José Luiz Pedro de Barros, gerente Institucional de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan.
O evento, online e gratuito, vai abordar os principais desafios e preocupações das empresas quanto aos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho: envio dos eventos de SST para o eSocial; os pontos de atenção para o envio; responsabilidades dos atores envolvidos; opções de envio das informações para a plataforma do governo; novas alterações que podem impactar na rotina das empresas, entre outros. As inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/normas-regulamentadoras-centro-norte.
Deixe o seu comentário