Fiocruz indica manutenção de queda nos casos de síndrome respiratória

“Cenário é de cautela”, diz coordenador do InfoGripe da fundação
sábado, 19 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A sede da Fiocruz, no Rio
A sede da Fiocruz, no Rio

Referente à Semana Epidemilógica 37 (6 a 12 de setembro), o Boletim InfoGripe da Fiocruz indica manutenção do sinal de queda no número de novos casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país, após a retomada do crescimento observado no mês de junho. Os valores semanais ainda encontram-se em um valor muito acima do nível de casos considerado muito alto. Entre as ocorrências com resultado positivo para os vírus respiratórios, cerca 97,5% dos casos e 99,3% dos óbitos são em consequência do novo coronavírus.

Em relação aos casos de SRAG por Covid-19 nas regiões brasileiras, o boletim mostra que todas se encontram na zona de risco e com ocorrência de casos muito alta. No Brasil, já foram reportados, este ano, 447.840 casos de SRAG, sendo 242.040 (54,0%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Entre os positivos, 0,5% Influenza A, 0,2% Influenza B, 0,4% vírus sincicial respiratório (VSR), e 97,5% por Covid-19.

A análise tem como base os dados inseridos no Sivep-gripe até o dia 15 de setembro. A nova edição mostra que João Pessoa (PB) e Manaus (AM) mantiveram sinal moderado de crescimento (prob. > 75%) de casos de SRAG para a tendência de longo prazo. Porém, em João Pessoa essa tendência também se apresenta de curto prazo, o que recomenda atenção redobrada. Em Aracaju (SE), tanto a tendência de longo, quanto a de curto prazo apresentam sinal forte (prob. > 95%) de crescimento. Em Palmas, observa-se sinal moderado de crescimento (prob. > 75%) no curto prazo.

“Embora a maioria das capitais esteja com sinal moderado (acima de 75%) ou alto (acima de 95%) de queda ou estabilidade no longo prazo, o cenário é de cautela. As capitais que passaram por longo período de queda e se encontram com tendência de estabilidade requerem atenção especial para evitar uma possível retomada do crescimento”, observou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Gomes alerta que a tendência reportada para Cuiabá (MT) não é confiável. O pesquisador explica que foi observada grande diferença entre os dados de SRAG do estado reportados no Sivep-Gripe (utilizados pelo InfoGripe) e os reportados no sistema próprio do estado, com grande subnotificação no Sivep-Gripe. Na visão do pesquisador, essa diferença sugere uma baixa adesão ao sistema de notificação nacional, impactando todas as análises locais e nacionais a partir dos dados de referência para vigilância e estudos epidemiológicos das SRAG no país, entre as quais encontram-se casos graves de Covid-19.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra