Fila da vacina dos idosos de 70 a 75: grande, mas organizada nesta segunda

Equipe de A VOZ DA SERRA também foi conferir o movimento nas ruas nesse “superferiadão”
segunda-feira, 29 de março de 2021
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Cadeira de praia foi opção para enfrentar a fila nesta segunda (Fotos: Henrique Pinheiro)
Cadeira de praia foi opção para enfrentar a fila nesta segunda (Fotos: Henrique Pinheiro)

Neste último sábado, 27, uma megaoperação imunizou idosos de 70 a 75 anos em três pontos de drive-thru montados na cidade. Um total de 80 servidores dedicaram o dia a aplicar doses da vacina contra Covid-19 para este grupo, que foi o maior até hoje. Apesar das longas filas que se formaram bem antes do início da vacinação, o resultado foi considerado muito positivo pelo prefeito Johnny Maycon. O planejamento para esta etapa de imunização foi elaborado cuidadosamente, considerando aproximadamente sete mil pessoas do público-alvo de 70 a 75 anos que se cadastraram previamente no site da Prefeitura. O trabalho permitiu que 2.571 idosos fossem imunizados. 

Fila grande mas bem organizada nesta segunda

A equipe de A VOZ DA SERRA compareceu ao posto Silvio Henrique Braune, no Centro, para ver o movimento e a organização da fila. Sob um sol bem quente na manhã desta segunda-feira, 29, constatamos muitos idosos com guarda-chuvas, cadeiras de praia, e banquinhos para tentar escapar do sol e também descansar um pouco. Registramos um senhor passando mal devido ao sol forte, que foi prontamente atendido pelo posto. A fila estava relativamente grande, mas muito bem organizada, com um andamento rápido. Muitos idosos chegam muito antes do horário inicial de vacinação, o que não é necessário e acaba gerando uma certa aglomeração. 

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, relata que “entre segunda-feira-29, e terça-feira, 30, a gente tem aproximadamente 4.500 a serem vacinados em todos os postos, juntando Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Estratégias Saúde da Família (ESFs). Pelo cadastro temos um pouco mais de sete mil idosos cadastrados nessa faixa etária, como vacinamos mais de 2.500 neste sábado pelo drive-thru,  então essa é a estimativa, de pelo menos 4.500 entre segunda e terça”, esclareceu. 

Sobre a quantidade de pessoas, já que a fila estava quase chegando ao Teatro Municipal, a subsecretária garantiu vacina para todo mundo. “Todos serão vacinados, tem vacina para todo esse público. Mesmo os não cadastrados que porventura estejam chegando, estão sendo vacinados”, concluiu. 

Alguns idosos mantiveram o alto astral mesmo com sol e a fila, afinal, o motivo é de muita alegria mesmo. “Eu estou muito feliz em tomar a vacina e espero que dê tempo de muitas outras pessoas tomarem para não morrer tanta gente como está morrendo”, disse Mary Vilma, de 73 anos. 

Outros, mesmo com medo de agulha, enfrentaram o medo por um bem maior. “Eu estou aqui muito feliz mas tenho muito medo de agulha, porém, tem que tomar né? Temos que nos proteger e proteger o próximo. A vacina é a única coisa que vai salvar”, falou Rita de Cássia dos Santos, de 72 anos. 

Vacinação prossegue nesta terça

Das 10h às 15h: Suspiro (Sylvio Henrique Braune), Olaria (Tunney Kassuga), Conselheiro Paulino (Waldir Costa), e Cordoeira (Ariosto Bento de Mello) e das 9h às 12h: Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Stucky, Varginha, Mury, Rio Bonito e São Geraldo. Para ser vacinado será preciso levar os seguintes documentos: CPF, CNS (cartão do SUS), identidade e comprovante de residência.

O movimento nas ruas nesse “superferiadão” 

As regras “mais restritivas” começaram a valer nesta segunda-feira, 29, com toque de recolher mais cedo e somente serviços essenciais funcionando. A equipe de A VOZ DA SERRA foi conferir o movimento na Praça Getúlio Vargas e na Avenida Alberto Braune, no Centro. Parece que muitos friburguenses realmente levaram a palavra “feriadão” ao pé da letra e foram para as ruas passear, em pleno lockdown. Alguns não entenderam as medidas impostas pelos decretos estadual e municipal para tentar conter o avanço da pandemia que já tirou a vida de mais de 300 friburguenses e contaminou mais de 11.600 moradores do município. É importante ressaltar que o único hospital público da cidade, o Raul Sertã, encontra-se sobrecarregado e sem leitos disponíveis para a população. 

 

LEIA MAIS

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Prefeitura informou que neste ano, pelo menos, 3.006 animais já receberam a vacina contra a raiva em Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, apenas 47% das crianças foram imunizadas

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra