Nesta sexta-feira, 25, o Cineclube Nelson Pereira dos Santos retoma suas atividades após mais de um ano, devido a pandemia, de forma virtual, com a exibição do documentário “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil”, dirigido por Carol Benjamin (Daza Filmes, Brasil, 88’), que é moradora de Nova Friburgo. A produção poderá ser conferida das 19h de hoje, 25, até às 19h de sábado, 26.
Após a exibição do filme, a diretora vai participar de um debate com a participação de Cecília Coimbra, membro do Grupo Tortura Nunca Mais, e autora do livro “Fragmentos de memórias malditas - invenção de si e de mundos” (ed. Hedra), lançado recentemente. Para assistir ao filme e participar do debate, inscreva-se pelo formulário: https://forms.gle/nz1RsQNdE8LQc8hEA. Cada participante receberá o link por e-mail e poderá assistir individualmente. O debate será realizado via Plataforma Zoom, cujo link também será encaminhado para o e-mail cadastrado, com até 30 minutos de antecedência.
O filme de Carol Benjamin revela a história das três gerações de sua família, que foi atravessada pela ditadura militar no Brasil, entre 1964 e 1985. Seu avô era coronel do Exército e seu pai, César Benjamin, foi preso ilegalmente aos 17 anos, em 1971, e permaneceu por três anos e meio em uma cela solitária, além de mais dois anos em prisão comum. A prisão e tortura do filho mais novo transformou a dona de casa Iramaya Benjamin, avó da diretora, em uma militante incansável pela anistia.
Para resgatar essas memórias, Carol inicia o filme em Estocolmo, onde César recebeu asilo político por dois anos após sair da prisão. É lá também que a diretora reencontra Marianne Eyre, membro da Anistia Internacional desde 1966, com quem Iramaya trocava cartas regularmente e de quem se tornou amiga e confidente. O filme, narrado pela diretora, é entremeado pelas leituras dessas cartas, depoimentos de Iramaya captados em diferentes momentos, fotografias, e imagens raras de arquivo.
Documentário premiado
Entre outros prêmios, “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” conquistou a menção especial do júri no 32ª IDFA - Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, o principal festival do mundo dedicado ao gênero.
O Cineclube
O Cineclube Nelson Pereira dos Santos, criado pelos sindicatos de professores Sinpro e Sepe, realizou sua primeira sessão em março de 2020, exibindo presencialmente o documentário “Torre das Donzelas”, de Susanna Lira, com a presença da diretora para um debate.
Deixe o seu comentário