A Fundação Getulio Vargas (FGV) abriu inscrições para o vestibular do curso de graduação em Comunicação Digital. Ao todo, são oferecidas 80 vagas no primeiro semestre de 2023, distribuídas em duas turmas. Desse total, 55 são por ingresso através do vestibular; 20 pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); e cinco por meio de exames internacionais. O curso integra a grade da nova escola criada pela FGV, a Escola de Comunicação, Mídia e Informação (FGV / ECMI), que conta com professores qualificados no Brasil e no exterior, laboratórios de ponta, e oferecerá aos alunos experiências de networking e de colocação profissional.
A graduação em Comunicação Digital tem duração mínima de quatro anos (oito semestres), e máxima de sete anos (14 semestres). Ministrado em período integral, o curso apresenta metodologia de aprendizagem moderna, que visa o desenvolvimento de habilidades específicas por meio de oficinas com foco nas novas demandas profissionais do mercado da comunicação digital.
As inscrições para o vestibular do novo curso podem ser feitas até as 18h do dia 21 de outubro, e a taxa é fixada em R$ 75. Os candidatos que tenham cursado ou estejam concluindo o ensino médio em escola pública (municipal, estadual ou federal) no Brasil ou que tenham recebido bolsa de 100% em instituições da rede privada durante todo o ensino médio podem solicitar isenção de taxa de inscrição. É necessário envio da documentação solicitada até o dia 17 de outubro.
As inscrições para o vestibular da graduação em Comunicação Digital são online, pelo site, onde o candidato encontrará a íntegra do edital, com mais informações. As provas acontecerão nos dias 14 e 15 de novembro e o resultado final será divulgado em 5 de dezembro.
Sobre a nova escola
A Escola de Comunicação, Mídia e Informação (FGV / ECMI) tem uma proposta pioneira de ensino com foco em Comunicação Digital e intersecção com áreas como Ciências Sociais, Ciência de Dados e Cultura Digital. O objetivo é formar o novo profissional que atuará em setores estratégicos de Comunicação, Mídia e Informação de instituições públicas, empresas privadas, e organizações do Terceiro Setor.
Entre os diferenciais do curso estão o foco na análise e tomada de decisão estratégica baseada em dados online, a formação no uso de técnicas da ciência de dados para desenvolvimento de produtos e serviços comunicacionais e a compreensão das particularidades das mídias digitais no mercado da comunicação.
A nova escola nasce também com o laboratório Cubo de Inovação, já em atividade, e que propiciará oportunidades de pesquisa experimental com tecnologias digitais variadas, incluindo o desenvolvimento de ideias inovadoras dos alunos, workshops, hackathons e minicursos.
O Cubo terá ênfase em quatro temas: jogos digitais; conteúdos em vídeo e multimídia; realidade virtual mista e aumentada; e inteligência artificial. Dessa forma, serão intensas as experiências que mesclam disciplinas teóricas com oficinas práticas, minicursos oferecidos pelos laboratórios e atividades complementares.
A Escola ainda promoverá o intercâmbio de conhecimentos e das melhores práticas de ensino e pesquisa para além das fronteiras nacionais através de seus programas de internacionalização. Com isso, pretende oferecer novas perspectivas acadêmicas a seus professores e alunos; estimular a criatividade, a diversidade e a inovação; e garantir o aprimoramento constante do ensino e das pesquisas realizadas na escola.
Os alunos e alunas da FGV / ECMI também poderão contar com o apoio do programa de estágio e do Placement para se relacionar e se posicionar da melhor forma possível dentro do mercado de trabalho. O Placement, especialmente, foi criado para conectar alunos, mas também egressos e tem dois eixos de atuação: colocação profissional e empreendedorismo.
Para saber mais, acesse o site da FGV / ECMI.
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