Festividade de Corpus Christi terá ação solidária este ano

Medicamentos arrecadados serão encaminhados ao Hospital Raul Sertã
terça-feira, 25 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A exemplo do ano passado, a passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas de Nova Friburgo ocorrerá em carro aberto sem o acompanhamento dos fiéis (Foto: Divulgação)
A exemplo do ano passado, a passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas de Nova Friburgo ocorrerá em carro aberto sem o acompanhamento dos fiéis (Foto: Divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, a Igreja Católica vai celebrar no próximo dia 3 de junho, uma quinta-feira, a solenidade de Corpus Christi (festividade que simboliza o corpo de Cristo através da hóstia consagrada) sem a tradicional confecção dos tapetes de sal na Avenida Alberto Braune. Mas a data não passará em branco. A procissão com o Santíssimo Sacramento ocorrerá em carro aberto, da Igreja de São Bento Abade, no bairro Ypu, até a Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, e durante a passagem os fiéis poderão doar medicamentos e alimentos que serão repassados ao Hospital Municipal Raul Sertã. Basta entregar as doações em um carro que seguirá o Santíssimo Sacramento. O cortejo terá paradas em frente à prefeitura e na Praça Dermeval para bençãos especiais às autoridades municipais e à população friburguense.  

Este a solenidade de Corpus Christi terá o tema: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’, e vai mobilizar as comunidades católicas dos 19 municípios que integram a Diocese de Nova Friburgo com atos de solidariedade. As celebrações religiosas serão realizadas obedecendo a capacidade de fiéis nas igrejas de acordo com os decretos municipais em vigor. As missas solenes terão transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese (Facebook e YouTube).

Em Nova Friburgo, o bispo Dom Luiz Antônio Lopes Ricci vai celebrar a missa solene às 15h na Igreja de São Bento Abade e em seguida percorrerá o trajeto até a Catedral transladando o Santíssimo Sacramento. A Diocese orienta os fiéis a, durante o percurso, permanecerem em suas casas, e no momento da passagem do carro aberto, ofertar sua doação. Todos são convidados a preparar em seus lares um altar e colocar sobre ele, ou em outro ponto visível da casa, uma toalha branca, manifestando sua fé, e aguardando a passagem de Jesus Eucarístico.  

 Corpus Christi

A celebração de Corpus Christi teve sua origem na Diocese de Liége (Bélgica), no século 13, por meio da monja Agostiniana Juliana de Cornillon, que teria sido inspirada para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: