Festival Nelmo Ricardo prestigia atrações friburguenses

Programação vai até sexta no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Cultura
quarta-feira, 12 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Nelmo em uma de suas apresentações nos palcos friburguenses
Nelmo em uma de suas apresentações nos palcos friburguenses

A Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, promove nesta semana um festival cultural online em homenagem ao saudoso ator Nelmo Ricardo. A iniciativa está sendo viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural que garantiu a participação de artistas em apresentações virtuais, das mais diversas linguagens, em vídeo, com duração entre 40 minutos e uma hora. A programação especial começou no último dia 3, e prossegue até esta sexta-feira, 14, com uma série de atrações. Os vídeos são exibidos no canal do YouTube da Secretaria de Cultura. 

Nesta quinta-feira, 13, às 10h, a professora de dança, Michelli Rocha, apresenta “Balleterapia – dança para adultos”. Às 17h tem apresentação do saxofonista Lamego no espetáculo “Smooth Instrumental Sax”. Na sexta-feira, 14, às 10h, a programação do Festival Nelmo Ricardo continua com Ju Ibraim no espetáculo de formas animadas “O peixe mágico”. Às 17h, Gui Fleming apresenta o show “Hoje eu corri feito um rio”.

Quem foi Nelmo Ricardo

O ator e performista urbano Nelmo Ricardo Martins Dias, nascido em 18 de setembro de 1961, era friburguense e iniciou no teatro como todo jovem idealista. Seu despertar para a atividade aconteceu no Grupo de Promoção Humana (GPH - Cônego). Foi caixa de banco, sócio de livraria, de restaurante de comidas alternativas, de brechó e, finalmente, de um espaço cultural que, infelizmente, não chegou a inaugurar. 

Inventivo, Nelmo imprimiu às ruas de Nova Friburgo o colorido de seus personagens. Divertia crianças, adultos e idosos com suas singelas, e quase sempre mudas, criaturas. Nos palcos de teatros nos anos 1980/90, teve muitas e grandes atuações (“Toda nudez será castigada”, “Cabaret Valentin”, “Drape e Pau” e “Procurando uma história”), além dos filmes “O rapto das cebolinhas” e “Limpim”. Generoso com pessoas e animais, alma pura e grande coração, faleceu em 27 de janeiro de 2013. Figura incomparável de talento inimitável, faz muita falta no cenário da arte friburguense.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: