Febre aftosa: campanha de vacinação começa dia 1º de maio

Deverão ser imunizados bovinos e bubalinos de todas as idades
terça-feira, 20 de abril de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

No próximo dia 1º de maio terá início a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021. Nesta fase deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades, para a maioria dos estados brasileiros, conforme o calendário nacional de vacinação. Ao todo, espera-se imunizar cerca de 170 milhões de animais.

Dessa forma, as vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação das doses já nas fazendas. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, optando pelas horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Além de imunizar o rebanho, o produtor necessita também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. Essa declaração deve ser realizada de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reforça que é necessário ser adotadas medidas de cuidado com a Covid-19, para a garantia da manutenção dos compromissos com as zonas que se encontram livres de febre aftosa para vacinação, perante a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Em caso de dúvidas, a orientação é procurar o órgão de defesa sanitária animal. Para mais informações, também pode ser feito contato pelo email: imprensa@agricultura.gov.br.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: