Expectativa da indústria é a pior em dez anos, revela Firjan

Pesquisa registrou 35,6 pontos em abril, queda de 27 pontos na comparação com março
sexta-feira, 24 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

A expectativa dos empresários da indústria no Estado do Rio de Janeiro para os próximos seis meses registrou 35,6 pontos em abril, o que representa queda de 27 pontos na comparação com o mês de março. O indicador, que faz parte do Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ), divulgado na quarta-feira, 22, pela Federação das Inúdstrias do Estado do Rio (Firjan), apresentou o pior resultado da série histórica da pesquisa, iniciada em 2010. As expectativas relacionadas à economia brasileira, estado e empresas ficaram negativas.

O Icei-RJ também é composto pelo indicador de condições atuais, que registrou 30,6 pontos, uma queda de 23 pontos em relação a março. Todos os itens avaliados – economia brasileira, Estado e empresas – ficaram negativos. A Firjan considera que a queda na confiança traduz o cenário de retração da atividade e a grande incerteza por conta da pandemia do coronavírus.

A pesquisa foi realizada entre os últimos dias 1º e 14 e varia de zero a 100 pontos. Os resultados acima de 50 representam melhora ou otimismo e, abaixo, indicam piora ou pessimismo. O resultado geral de abril, considerando os dois indicadores - condições atuais e expectativas para os próximos seis meses - ficou em 33,9 pontos, representando queda de 25,5 pontos na comparação com março. Essa é a maior queda registrada em um único mês.

A Firjan destaca que a grande retração no índice de abril retrata a dificuldade encontrada pelos empresários desde o início do isolamento social, que acarreta problemas no fluxo de mercadorias, na circulação de trabalhadores e no consumo da população. Ressalta ainda que o cenário de incertezas e com a paralisação de diversas atividades, por tempo indeterminado, leva a uma redução dos investimentos. O Icei-RJ pode ser acessado através deste link: https://bit.ly/3aobeGQ.

LEIA MAIS

Segundo a entidade, a aprovação das reformas no Congresso são fundamentais para o crescimento da economia este ano

Metade dos entrevistados pela Firjan acredita que oferta será normalizada no primeiro trimestre de 2021

Aulas teóricas serão on-line e as práticas estão prevista para o ano que vem

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Firjan | indústria